COCAL DO SUL Previsão do Tempo
conheca os direitos do consumidor para a troca de presentes de natal whatsapp image 2021 12 28 at 11.15.03 1 e1640719885563
Geral

Fontanella Transportes levará donativos para população baiana atingida por enchentes

Sul-cocalenses podem colaborar, entregando doações no Posto Denoni até segunda-feira, dia 3

A Fontanella Transportes em parceria com a Prefeitura de Laguna está realizando uma campanha para arrecadação de donativos para a população do estado da Bahia que foi atingida pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil do estado baiano, até o momento, 470 mil moradores foram prejudicados de alguma maneira pelos temporais. As enchentes do estado já deixaram 20 mortos e mais de 31 mil desabrigados.

“O diretor da Fontanella Transportes, Ramiris Fontanella, conta que a iniciativa surgiu através do prefeito de Laguna Samir Ahmad. “O prefeito Samir conseguiu uma carga de água mineral da empresa Armazém e precisava do transporte. Ele fez contato com a Fontanella e de pronto nos colocamos a disposição para levar esse produto até a Bahia”, conta o diretor. Aproveitando que uma carreta estará fazendo a viagem, uma rede do bem visa conquistar mais doações.

“Queremos motivar e chamar nossa população para ajudar com roupas, alimentos não perecíveis, água e qualquer coisa que possa auxiliar aquele povo que ficou sem nada”, lembra Ramiris. As doações podem ser feitas até o dia 3 de janeiro, já que a carga estará sendo enviada no final da segunda-feira (03).

Todas as filiais do Grupo Fontanella estão recebendo as doações. Em Criciúma, a entrega pode ser feita na sede da empresa no bairro Quarta Linha; em Lauro Muller, as doações podem ser entregues no Posto Chaminé. “Em Cocal do Sul, o Posto Denoni se colocou a disposição para ser um ponto de entrega e em Urussanga, a Rádio Marconi”, destaca.

Em Laguna, a entrega será feita na Praia do Mar Grosso, onde uma carreta do grupo Fontanella estará posicionada aos cuidados da Prefeitura. Todas as doações serão levadas para Laguna na segunda-feira e posteriormente levadas a Bahia.

conheca os direitos do consumidor para a troca de presentes de natal whatsapp image 2021 12 28 at 11.15.03

“Maior desastre natural da história”, diz governador da Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa , disse hoje (28) que o estado atravessa “o maior desastre natural da história”. Em entrevista coletiva, Costa disse que ainda não é possível dizer quando começará a reconstrução das áreas destruídas pelas enchentes que atingem o estado neste mês.ebcebc

“A Bahia está devastada e ainda não é possível estipular quando as estradas vão ser recuperadas. Não sabemos a extensão. Vamos ter que olhar, caso a caso, a solução técnica. Em alguns lugares vamos ter que mudar a opção. Uma ponte de 50 metros de largura, por exemplo, que foi levada pela água pode ser um pouco maior, com 70 metros, para facilitar a passagem do rio”, adiantou.

Ainda segundo Costa, não será permitido que casas voltem a ser construídas em áreas de risco, próximas a rios ou em terrenos propensos a deslizamentos. O governador esclareceu que a prioridade das obras serão pontes e estradas essenciais que ligam os municípios a outras regiões e que estejam em locais de mais fácil acesso.

Números

Já são 116 municípios afetados e o número de cidades que decretaram situação de emergência chega a 100. Segundo a Defesa Civil da Bahia, até o momento, 470 mil moradores foram prejudicados de alguma maneira pelos temporais. As enchentes do estado já deixaram 20 mortos e mais de 31 mil desabrigados.

“A sensação que nós temos é, pelas imagens que vemos, de um grande bombardeio em todo o estado”, disse o governador. Ele acrescentou que pelo menos 50 cidades tem casas embaixo d’água. “Agora que a água começa a baixar, a gente vê o estrago que foi feito em casas de pessoas simples, que fizeram um esforço danado para erguê-las.”

Por Ana Paula Nesi – com informações da Agência Brasil