A Policia Civil de Morro da Fumaça, divulgou na tarde desta quarta-feira (05), laudos da Policia Federal que comprovam que as carnes apreendidas durante a Operação Hefesto, desencadeada em setembro de 2021 eram de origem equina.
“… foram obtidas sequências de boa qualidade que apresentaram 100% de similaridade com sequências de Equus ferus caballus, membro da família Equidae popularmente conhecido como cavalo doméstico”, diz trecho do laudo nº 2776/2021 da Polícia Federal assinado pelos peritos criminais federais Carlos Benigno Vieira de Carvalho e Levy Heleno Fassio.
Ainda segundo o documento, não é possível diferenciar através da análise, o cavalo doméstico de outras subespécies de Equus ferus, “mas como uma delas se encontra extinta e a outra não ocorre no Brasil” o material coletado pode sim ser associado ao cavalo-doméstico, conclui o laudo.
Confira na integra o documento
A Operação Hefesto
A investigação iniciou em maio de 2021. A Polícia Civil instaurou inquéritos para apurar crimes de usura pecuniária e lavagem de dinheiro. Há também apuração de crimes de receptação, furto de gado, compra e venda de armas e munições e organização criminosa. Após o indiciamento, o Ministério Público (MP), através da Dra. Juliana Ramthun Frasson, promotora de Justiça, ofereceu denúncia no inquérito que apurou crimes contra o consumidor (venda de produto impróprio para o consumo), organização criminosa e crime contra o meio ambiente.
Por Ana Paula Nesi