Nesta segunda-feira (27), foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, que segue até o dia 14 de junho, em todas as unidades de saúde todos os dias (exceto na unidade de Rio Comprudente, que é somente nas quintas). O público-alvo são crianças menores de cinco anos de idade, que já fizeram ou não a vacina em gotas da polio.
“Esta campanha é muito importante, pois as coberturas vacinais seguem em um processo de queda nos últimos anos e a vacina é o único meio para interromper a cadeia de transmissão de muitas doenças, como é o caso da poliomielite, que foi erradicada no Brasil em 1994”, frisa a responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Gilmara Correa Viel.
Além disso, está programado para acontecer o Dia D, um sábado de imunização em todas as unidades de saúde do município, previsto para o dia 8 de junho, das 8h às 17h, sendo necessário ter em mãos a caderneta de vacinação. O principal objetivo da Campanha é resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta e poder completar as coberturas vacinais, evitando assim a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil.