A Secretaria municipal de Saúde divulgou o balanço das consultas em especialidades e saldo de exames liberados no mês de julho, e também como está sendo empregado o recurso público nesta área. No último mês, foram investidos cerca de R$ 265 mil em consultas, exames e procedimentos, além disso, o Pronto Atendimento 24 horas realizou 20.195 procedimentos somente no mês de julho.
“O Pronto Atendimento 24h continua salvando vidas, estabilizando pacientes e quando necessário encaminhando-os aos hospitais da região. A descontinuidade destes serviços traria aos hospitais uma taxa enorme de internações, e o 24h consegue resolver a maioria dos problemas por aqui mesmo”, explica o secretário municipal de saúde, José Orlei Sartor.
Além disso, no último mês, foram realizados 2.484 consultas, exames e procedimentos via CISAMREC (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec). E foram investidos R$ 121.520,00 mil por meio do CISMACROSUL.
Porém, embora a equipe da Secretaria de Saúde tenha adotado estratégias em relação às ausências em consultas e exames, através de contatos prévios para confirmar com os pacientes, foi registrado o total de cerca de 500 faltas. “Queremos esclarecer que esses exames e consultas são pagos com dinheiro público advindo dos impostos e cada um que falta a esses serviços faz com que se perca tempo e a fila de espera aumente”, ressalta Orlei.
Veja alguns dos números de consultas realizadas:
Radiografia: 467
Consultas em cardiologia: 241
Consultas com neurologista: 143
Pequenas cirurgias: 397
Consulta especializada em saúde mental: 172
Mamografia: 63
Consultas de oftalmologia: 215
Ultrassom: 182
Ressonância: 11
Tomografia: 13
Exames de doppler: 101