COCAL DO SUL Previsão do Tempo
santa catarina podera conhecer a historia do maior tenor do brasil durante a 28a edicao do fam whatsapp image 2024 09 10 at 15.01.42 e1725993536235
© Divulgação
Cultura

Santa Catarina poderá conhecer a história do maior tenor do Brasil durante a 28ª edição do FAM

Filme “Aldo Baldin - Uma Vida pela Música” conta a trajetória do urussanguense que conquistou o mundo nos anos 1980 e 1990

O filme “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, dirigido por Yves Goulart, será exibido pela primeira vez em Santa Catarina durante o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, nesta terça-feira (10). O público catarinense terá a grande oportunidade de conhecer a trajetória de Aldo Baldin, tenor de carreira internacional, considerado até hoje um dos maiores nomes do canto lírico no Brasil. Este ano completa 30 anos de falecimento do tenor, que nos deixou em 1994, na Alemanha. O filme é uma homenagem à sua grande biografia.

Nascido em Urussanga, no Sul de Santa Catarina, nas montanhas da comunidade do Belvedere, cujas terras hoje pertencem ao município de Treviso, Aldo Baldin iniciou a carreira musical no Rio Grande do Sul. Quando adolescente, foi estudar para ser padre e descobriu sua vocação para o canto lírico.

Antes de se destacar no cenário internacional, seu talento o levou a atuar em importantes teatros e festivais na Europa, onde consolidou sua reputação. Baldin foi agraciado com diversos prêmios, incluindo um Grammy, em 1981, pelo disco “A Criação” de Haydn, e sua indicação com o disco “Bodas de Fígaro” de Mozart, em 1986. Além disso, gravou mais de cem álbuns, deixando um legado inestimável para a música clássica.

O documentário do cineasta urussanguense Yves Goulart é o resultado de mais de uma década de pesquisas minuciosas, que visam resgatar e celebrar a vida e obra de Aldo Baldin. O filme alcançou reconhecimento internacional, com estreia mundial no 24º Havana Film Festival New York, em abril deste ano, e no 16º IN-EDIT Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, em São Paulo.

Dividindo sua estadia entre Santa Catarina e Nova York desde 2006, Goulart realiza projetos com temáticas catarinenses e urussanguenses, como o premiado documentário “Além da Luz” e “Francisco de Assis – Uma Lição de Vida”. Ele estará em Florianópolis durante o FAM para acompanhar a estreia de seu terceiro longa em terras catarinenses.