COCAL DO SUL Previsão do Tempo
nucleo da mulher empreendedora de cocal do sul inicia as atividades de 2025 com evento para gestao financeira eficiente whatsapp image 2025 02 06 at 11.00.19
Geral

Núcleo da Mulher Empreendedora de Cocal do Sul inicia as atividades de 2025 com evento para gestão financeira eficiente

O evento aconteceu no auditório da Coopercocal e contou com a palestra “Emoções, Finanças e Negócios – O que você precisa saber”, ministrada pela especialista Luciana Pavan, de São Paulo.

O Núcleo da Mulher Empreendedora de Cocal do Sul realizou, no dia 4 de fevereiro, seu primeiro encontro de 2025, reunindo nucleadas e empreendedoras locais para uma noite gratuita de aprendizado e networking. O evento aconteceu no auditório da Coopercocal e contou com a palestra “Emoções, Finanças e Negócios – O que você precisa saber”, ministrada pela especialista Luciana Pavan, de São Paulo.

Com mais de 70 nucleadas, o núcleo tem se consolidado como uma importante rede de apoio e desenvolvimento para mulheres empreendedoras da região.

As participantes foram recepcionadas com um coffee break composto por produtos das nucleadas e apoiadoras do movimento, proporcionando um momento de interação e fortalecimento dos negócios locais. A coordenadora do núcleo, Bruna Bianchini Quarezemin, ressaltou a importância dessa iniciativa para valorizar o trabalho das empreendedoras do grupo.

“O coffee não é apenas um momento de recepção, mas uma vitrine para os produtos e serviços das nossas nucleadas. É uma forma de incentivar e fortalecer o trabalho de cada uma, criando conexões e oportunidades de negócios dentro do próprio núcleo”, destacou.

Luciana Pavan e a importância da educação financeira

A convidada da noite, Luciana Pavan, é educadora financeira e especialista em Economia Comportamental pela London School of Economics (LSE). Fundadora do projeto “90 Segundos de Finanças”, ela se dedica, desde 2016, a melhorar a relação das pessoas com o dinheiro por meio de cursos, palestras, conteúdos digitais e consultorias.

Luciana já atuou na fintech Olivia AI, onde desenvolveu conteúdos para o aplicativo no Brasil, Estados Unidos e Irlanda. Também trabalhou no setor de Personal Financial Management (PFM) de um dos maiores bancos da América Latina como especialista em Finanças Pessoais na Zup Innovation. Além disso, integrou, por quatro anos, o conselho da ONG Multiplicando Sonhos, voltada à educação financeira de jovens de escolas públicas.

Durante sua palestra, a especialista abordou temas como economia comportamental, finanças pessoais e hábitos financeiros saudáveis. Também apresentou uma pesquisa sobre o comportamento financeiro das mulheres empreendedoras de Cocal do Sul e conduziu exercícios práticos sobre planejamento financeiro e aposentadoria. Para encerrar a atividade, Luciana disponibilizou uma planilha de controle financeiro, oferecendo um passo a passo para que as participantes organizem suas finanças ao longo de 2025.

Ao final, Bruna ressaltou a relevância do tema para as empreendedoras e celebrou o crescimento do núcleo.

“Falar sobre finanças é essencial para quem quer empreender com segurança. A palestra da Luciana reforçou a importância do planejamento e marcou a evolução do nosso núcleo, que já é o maior da região e atrai palestrantes de renome”, afirmou.

O evento contou com o apoio da Coopercocal, SAMAE, Clínica Scan, Cocal Contrata, Confeitaria Sanfe, Jana Biscoitos e Cia, Meu Lar Singular e Si Moraes Alimentação Saudável e Descomplicada.

O próximo evento do Núcleo da Mulher Empreendedora está marcado para o dia 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A atividade ocorrerá nas dependências do Colégio Monsenhor, em Urussanga, e marca o início da parceria entre a instituição de ensino e o núcleo.

Além das atividades já programadas, o núcleo está com lista de espera aberta para novas nucleadas. O formulário de inscrição pode ser solicitado diretamente com as integrantes.

A iniciativa reforça o compromisso do Núcleo da Mulher Empreendedora de Cocal do Sul em oferecer capacitação e fortalecer a rede de negócios femininos na região.