COCAL DO SUL Previsão do Tempo
tribuna legislativa confira o que foi assunto na noite desta terca feira em cocal do sul microfone tribuna por ana paula nesi 1
© Ana Paula Nesi
Política

Tribuna Legislativa: veja o que foi assunto na 11ª Sessão Ordinária de Cocal do Sul 

A reunião foi realizada na noite de terça-feira (22) e sete vereadores fizeram uso do espaço.

A 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul foi realizada na noite de terça-feira (22). No uso da tribuna, sete dos nove parlamentares fizeram uso do espaço, abordando diversos temas, como saúde, educação, infraestrutura, a morte do Papa Francisco e o retorno das bandas municipais. Confira os resumos:

Júlio destaca benefícios da música e cobra retorno da banda municipal e projetos como o reforço escolar

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Julio Fogaça (MDB) utilizou a tribuna para destacar a importância da música e dos projetos extracurriculares na formação das crianças da rede municipal de ensino de Cocal do Sul. Ele iniciou relatando sua atuação na Associação Vida Feliz, entidade cristã e filantrópica do município, que mantém uma escola de música. Segundo o vereador, a associação firmou parcerias com o governo anterior e com a atual gestão, resultando na destinação de um terreno na Vila Nova, onde será construída uma sede para o atendimento de alunos da rede municipal.

“Porque nós reconhecemos os benefícios da música. A música, numa criança, ela melhora o foco, ela melhora a disciplina, ela traz fuga das telas, tira um pouco da frente do celular, computador, tira das ruas, e também traz oportunidades de vida”, afirmou Fogaça. Ele destacou que já conversou com a Secretaria de Educação sobre o retorno da banda marcial e da banda musical, projetos que envolvem cerca de 80 alunos. Reforçou que essas atividades não devem ser restritas ao desfile de 7 de setembro, mas sim mantidas de forma contínua durante todo o ano letivo. “Coloquem a banda tocar em eventos da cidade, fazer participação. Eles ensaiam, eles treinam e parece que vão ganhar o Oscar nesses momentos”, declarou.

O vereador também sugeriu que além de eventos culturais do município, os alunos participem de encontros regionais de bandas, como forma de incentivar a prática musical e proporcionar novas experiências. Além disso, pediu atenção aos projetos de reforço escolar, considerando-os essenciais para os estudantes com dificuldades de aprendizagem. “O reforço é fundamental porque muitas crianças têm dificuldades, seja por estrutura familiar, seja por problemas cognitivos”, disse.

Finalizando, Fogaça reforçou que ouviu manifestações de adolescentes sobre o tema e que, após diálogo com a Secretaria de Educação, vai acompanhar e cobrar o cumprimento das promessas feitas. Para ele, é preciso investir agora, de forma preventiva, para garantir um futuro melhor para a juventude.

tribuna legislativa veja o que foi assunto na 11a sessao ordinaria de cocal do sul 11a ordinaria 7

Toco visita obras, cobra acessos viários, melhorias na SC-442 e melhor comunicação sobre falta de água

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Vicervânio Bez Fontana, o Toco (MDB), usou a tribuna para relatar visitas e encaminhar demandas relacionadas a obras e serviços em Cocal do Sul. Ele iniciou comentando a visita à obra da nova sede do Corpo de Bombeiros, destacando que conversou com o engenheiro responsável, Rafael, e que a empresa prevê a conclusão da obra para o fim de junho de 2025. “Já foi colocada a porta, estão fazendo a fossa. Tem uma caixa também coletora da chuva, que vão usar para fazer limpeza”, explicou. Segundo ele, a estrutura está em bom ritmo e representa uma das obras mais relevantes da área de segurança do município.

Toco também comentou sobre a Rua Jacinta Redivo, que dá acesso ao bairro Ângelo Guolo. Ele relembrou a indicação apresentada anteriormente, solicitando a construção e recuperação das calçadas na via. “Não tem calçada, várias calçadas quebradas, tem pedaço que não tem nenhuma calçada”, disse, pedindo atenção da Secretaria de Obras.

O vereador relatou reunião com o prefeito Ademir Magagnin e moradores da Linha Espanhola, alertando que a comunidade poderá ficar isolada devido às obras do anel viário. “A Linha Espanhola não tem um projeto de um viaduto ou sequer uma rótula para aquela comunidade”, afirmou. Solicitou união entre os vereadores para cobrar uma solução, como a construção de uma alça de acesso ou viaduto. Destacou que o prefeito se comprometeu a agendar reunião com a SETEP e a empresa Iguatemi.

Sobre a SC-442, informou que ligou para o coordenador regional de infraestrutura, Miro Ghisi, para acompanhar a obra de ligação com a SC-445, na altura da Genésio Mazon. “Já foi feito o projeto, esse projeto agora está na ferrovia Tereza Cristina”, explicou, acrescentando que a conclusão depende da liberação da ferrovia e está prevista para o fim do ano.

Toco também solicitou roçada e limpeza na SC-442 para facilitar as caminhadas dos moradores. Por fim, relatou ter recebido ligações de moradores do bairro Boa Vista reclamando da falta de água e da presença de água turva. Pediu à Samae mais atenção e comunicação prévia em casos de manutenção.

tribuna legislativa veja o que foi assunto na 11a sessao ordinaria de cocal do sul 11a ordinaria 6

Glícia pede divulgação de informações, melhor comunicação do SAMAE e destaca situação do almoxarifado da saúde

Na sessão desta terça-feira (22), a vereadora Glícia Pagnan (MDB) usou a tribuna para tratar de temas ligados à gestão municipal e serviços públicos. Ela iniciou destacando a resposta recebida a um requerimento apresentado no início do ano legislativo, no qual solicitava o nome dos responsáveis pelos setores da Prefeitura, incluindo não apenas os secretários, mas também diretores, coordenadores e demais cargos de chefia. “Nós recebemos a resposta de todos os setores, porém eu solicito ainda, conforme o pedido no requerimento, que essa informação chegue a toda a comunidade”, afirmou, defendendo que os dados sejam divulgados publicamente, abrangendo inclusive autarquias, escolas e postos de saúde.

Sobre o SAMAE, Glícia comentou os frequentes comunicados de desabastecimento ou falhas operacionais e fez uma sugestão. “Que seja colocado nos comunicados, também o contato emergencial do SAMAE, porque tem muita gente ainda que não sabe de que forma aciona para ter o serviço mais rápido”. Ela reforçou que a melhoria na comunicação pode facilitar o acesso da população aos serviços em momentos de urgência.

A vereadora também mencionou o convite feito aos vereadores para participarem do evento “Dia da Família na Escola”, que será realizado no sábado, 26 de abril. Ela ressaltou a importância da presença dos pais na vida escolar dos filhos. “Que as famílias realmente participem e nós, vereadores, também, na medida do possível, a gente vai prestigiar”.

Por fim, Glícia fez um esclarecimento sobre sua fala na sessão anterior, quando expôs a situação do almoxarifado da saúde. Informou que as fotos apresentadas na semana passada foram tiradas um mês antes e reiterou que havia desorganização. “Faltou, sim, um pouquinho de organização para que se evitasse que aqueles materiais ficassem daquele jeito”, afirmou, acrescentando que havia medicamentos odontológicos no local. Segundo ela, sua atuação contribuiu para a melhoria do espaço. “Graças à minha fala, o serviço está andando mais rápido. E a gente percebe que o almoxarifado da saúde já está entrando nos eixos da forma correta como ele tem que ser”.

tribuna legislativa veja o que foi assunto na 11a sessao ordinaria de cocal do sul 11a ordinaria 1

Aninha destaca recursos para estação de tratamento de esgoto e fala sobre início dos projetos extracurriculares

Na sessão desta terça-feira (22), a vereadora Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha (PSD), agradeceu a presença do público jovem na Câmara e fez um convite. “Queria agradecer a presença e convidar para vir mais vezes, conhecer um pouquinho do Legislativo de Cocal do Sul e que a gente está sempre à disposição de vocês”. Em seguida, compartilhou informações sobre a visita do prefeito Ademir Magagnin a Brasília, onde participou de uma reunião na Funasa para tratar do sistema de esgoto sanitário do município. “Nós fizemos 33% de rede de esgoto e ficou faltando a estação de tratamento. Então, ele está em Brasília, teve uma reunião e os recursos estão garantidos”, afirmou. A vereadora destacou a relevância do anúncio coincidir com o Dia Mundial da Terra, reforçando a necessidade de consciência ambiental por parte do poder público e da população.

Aninha também comentou sobre a área da educação, ressaltando sua proximidade com a Secretaria por ser professora. Ela explicou que os projetos extracurriculares iniciarão em maio, um mês depois do habitual, devido à reestruturação administrativa. “Todos os anos eles iniciavam em abril, mas por conta dessa transição, por conta de colocar toda a casa em ordem primeiro… mais importante que os projetos é colocar o ensino regular em ordem, em dia”. Ela enfatizou a prioridade na alfabetização e no fortalecimento do ensino regular, citando os desafios enfrentados nacionalmente no que diz respeito aos índices de aprendizagem.

Ao comentar uma fala do colega Júlio sobre reforço escolar, a vereadora concordou com a importância do olhar atento às crianças, mas reforçou que o diagnóstico deve partir do professor. “O professor tem que conhecer o aluno, ele tem que estar em sala de aula, conhecer, fazer o diagnóstico e aí sim encaminhar esse aluno para as aulas de recuperação”. Finalizou reiterando que os projetos entrarão em funcionamento no início de maio e que, no próximo ano, deverão começar mais cedo.

tribuna legislativa veja o que foi assunto na 11a sessao ordinaria de cocal do sul 11a ordinaria 5

Marcel fala sobre o legado deixado pelo Papa Francisco e cobra melhorias no loteamento Pedro Locatelli

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Marcel Freitas (PSD) iniciou sua fala saudando a juventude presente, destacando a importância de os jovens estarem na Casa Legislativa e participarem das discussões políticas. “Estamos aqui para tentar trabalhar e fazer o melhor para o futuro de toda a geração, isso inclui vocês. É muito gratificante quando a gente vê jovens, assim, adolescentes, participando aqui da Casa Legislativa”.

Em seguida, o vereador abordou o falecimento do Papa Francisco, destacando sua relevância como líder que sempre se posicionou em defesa dos mais humildes, das mulheres, contra o racismo e xenofobia. Citou uma fala do Papa durante uma conferência em que ele pediu o comprometimento de todos contra a discriminação das mulheres: “No mundo onde as mulheres ainda sofrem tanta violência, desigualdade, justiça e maus-tratos, isso é escandaloso, ainda mais para quem processa a fé em Deus, que somos nascidos de uma mulher”. Marcel também destacou o compromisso do Papa com a defesa do meio ambiente e citou o Dia Mundial da Terra, celebrado em 22 de abril, refletindo sobre as mudanças climáticas e seus efeitos sobre as populações mais vulneráveis. “Devemos nos perguntar seriamente se existe entre nós a vontade política para mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas, assim como para ajudar as populações, principalmente as mais pobres e as mais vulneráveis”.

O vereador também fez uma crítica ao uso da internet, mencionando que para alguns ela é uma benção, mas para outros se tornou um ambiente de linchamento virtual. Destacou que a empatia é algo que falta em muitas pessoas, e que é mais fácil criticar do que fazer o bem. Finalizou mencionando problemas na cidade, como o mato alto no loteamento Pedro Locatelli e a água turva no bairro Boa Vista, reforçando pedidos feitos por moradores e outros vereadores. “A gente pede, sim, para que se dê uma verificada lá no loteamento Pedro Locatelli”.

tribuna legislativa veja o que foi assunto na 11a sessao ordinaria de cocal do sul 11a ordinaria 4

Chicão valoriza melhorias no bairro Vila Nova, fala sobre o Dia da Terra e homenageia o pai falecido

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Valdnei da Silva, o Chicão (PL), utilizou a tribuna para agradecer obras recentes executadas no bairro Vila Nova. Ele citou a revitalização das avenidas Candioto e Itália, cuja pavimentação, segundo ele, era bastante antiga. “Esse asfalto ainda era do tempo do Jarvis”, declarou, explicando que, apesar de um ponto não ter sido concluído devido a um buraco sob o asfalto, os reparos foram em grande parte efetivados. Chicão também agradeceu ao servidor Alexandre pela roçada da área verde do bairro e mencionou o acompanhamento do Pedroso nos serviços realizados.

O vereador retomou uma reivindicação anterior sobre a necessidade de drenagem nas avenidas citadas. “Eu já fiz uma indicação ano passado para fazer no mínimo uma boca de lobo para cada lado no meio delas para dividir água quando chove muito”, disse, justificando que o grande volume de água pode danificar o novo asfalto. Ele pretende reforçar esse pedido na próxima semana. Sobre outras ruas, mencionou que houve reclamações de moradores das ruas Mato Grosso Princesa Isabel e Duque de Caxias, e destacou que, agora aguarda a manutenção das lajotas no bairro.

Chicão também destacou a importância do Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, como um momento de reflexão ambiental. Ele leu um texto na tribuna: “Mais do que uma comemoração, o Dia da Terra é um convite à reflexão e à ação”, citando práticas como reciclagem, economia de água e energia e plantio de árvores como atitudes importantes para a preservação ambiental.

Encerrando sua fala, o vereador lembrou a data de falecimento de seu pai. “Hoje também completa 22 anos da morte do meu saudoso pai, Santo Madalena, que essa casa leva o nome Santo Jorge da Silva”. Pediu ainda orações pela alma do Papa Francisco e pela escolha de um novo líder cristão.

tribuna legislativa veja o que foi assunto na 11a sessao ordinaria de cocal do sul 11a ordinaria 3

Gilson destaca a importância da juventude e solicita cronograma de retorno para a banda municipal

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Gilson Clemes (PL) usou a tribuna para direcionar sua fala especialmente à juventude presente na Câmara, formada por integrantes da banda do município. Ele saudou os jovens e destacou a importância da participação deles na vida pública. “Vocês são o futuro da nossa cidade, da nossa sociedade. Talvez, alguns de vocês no futuro próximo estejam aqui, representando as pessoas de Cocal do Sul”. Gilson incentivou os presentes a comparecerem com mais frequência às sessões legislativas e ressaltou que a presença deles era um exercício legítimo da cidadania.

O vereador relatou que recebeu ligações de pais de alunos e que o tema central da noite era a situação da banda municipal. Ele reconheceu o trabalho do maestro Fábio, responsável pelo grupo. “Fábio fez um trabalho, eu acompanhei, eu acho que um trabalho que não deixa dúvida do profissionalismo, do profissional que ele é”. Diante disso, solicitou à Administração Municipal que organize uma reunião com os pais e os alunos, e que apresente um cronograma definido para a continuidade das atividades da banda.

Reforçou que a cultura precisa ser preservada e incentivada, especialmente entre os jovens, afirmando: “Eu prefiro ter um barulho de uma banda que as crianças estão ali aprendendo do que ter uma descarga de um carro, de moto, que é uma briga que a gente tem faz muito tempo”.

Gilson concluiu fazendo um apelo para que o Executivo priorize a pauta e dê um retorno sobre a situação da banda. “Que dê uma atenção especial, traga esse retorno pra gente, pode me ligar, enfim, pra gente dizer assim ó, data tal, vai começar, existir essa programação, e que não pare”, afirmou. Ao finalizar, reforçou o convite para que os jovens retornem mais vezes à Câmara e se envolvam com as decisões do município.

tribuna legislativa veja o que foi assunto na 11a sessao ordinaria de cocal do sul 11a ordinaria 2

Confira a Sessão na Íntegra

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira, 29 de abril, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram – Facebook – YouTube.