Recentemente, o Pronto Atendimento 24 horas de Cocal do Sul passou a adotar o protocolo que define a classificação de risco, com o objetivo de promover melhorias na organização dos serviços de emergência. Dessa forma, os atendimentos são realizados conforme o grau de gravidade apresentado pelo paciente, possibilitando um atendimento mais qualificado, organizado e humanizado.
Desde então, pacientes que chegam à unidade são atendidos com mais agilidade, através do grau de necessidade do usuário, proporcionando atenção centrada no nível de complexidade, e não mais na ordem de chegada. O resultado tem sido um atendimento com mais acertos nos diagnósticos e maior efetividade nos atendimentos de urgência e emergência.
“Os protocolos auxiliam na organização e resolutividade, dando prioridade ao paciente que realmente encontra-se em situação de atendimento imediato; hoje, nossa realidade mostra uma inversão de demandas, questões que podem ser resolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, vêm sendo atendidas no PA 24h”, declara a secretária municipal de Saúde, Glícia Pagnan.
Como funciona?
O paciente se direciona a recepção da instituição realizando a ficha cadastral de atendimento. Após a ficha cadastral o paciente é acolhido, triado e classificado o mais breve possível pela enfermeira, esta, é uma profissional habilitada para classificar as prioridades conforme a sua urgência e o protocolo de classificação da instituição.
Após a triagem e classificação de risco realizado pelo profissional, o paciente recebe uma pulseira com as cores da classificação. Aguardando o chamado do médico conforme tempo descrito no protocolo.