Com o propósito de acolher com amor e empatia, oferecendo apoio humanizado às famílias em processo de tratamento do câncer em crianças e adolescentes, a Casa Guido conta com profissionais que atuam em diversas áreas para oferecer todo o suporte necessário no tratamento contra o câncer infanto-juvenil. Neste cenário, o suporte do profissional de psicologia é imprescindível durante esse processo, tanto para os pacientes como também para os familiares.
O acompanhamento psicológico e suporte emocional é realizado diariamente na Casa Guido, por meio da psicóloga Vânia Gusmão, tendo como principal objetivo fazer com que o paciente e a família expressem seus sentimentos, dores e angústias. Por meio dessa escuta terapêutica, o propósito, conforme a profissional, é de que traduzam em palavras todo o processo que está sendo vivenciado, trazendo maior leveza e qualidade de vida durante o tratamento.
“Esse apoio psicológico é fundamental para o fortalecimento da autonomia e deve ser iniciado quando o paciente recebe o diagnóstico, permanecendo durante o tratamento”, comenta Vânia. O apoio, o cuidado e a assistência também têm foco nas famílias, pois, de acordo com a psicóloga, os pais e responsáveis passam por uma mudança de rotina e processo de tratamento, fazendo com que a família passe por muitas transformações.
“Com o auxílio do profissional de psicologia, é possível ajudar os pacientes a desenvolver novas estratégias para lidar com as mudanças que ocorrem durante esse período, desde o recebimento da notícia, do diagnóstico, até o tratamento”, explica a psicóloga. Além disso, o papel do psicólogo é favorecer ao paciente oncológico a melhor adaptação à realidade imposta pela doença, enfrentar os problemas emocionais ajudando lidar melhor com as emoções e as novas adaptações da vida.
Além dos atendimentos realizados na Casa Guido, a psicóloga também faz acompanhamento junto às assistentes sociais, visitando as casas das famílias dos pacientes cadastrados.
A Casa Guido conta ainda com uma equipe multiprofissional nas áreas administrativa, jurídica, marketing, captação de recursos, assistência social, nutrição, pedagogia, fisioterapia, diagnóstico precoce e projetos. Além do apoio de voluntários que se dedicam a ajudar na causa, movidos por amor.
Casa é mantida com o apoio da comunidade
A Casa Guido é mantida por meio de doações, sejam elas através de pix ou carnê mensal (podendo ser pago por boleto via email e whatsapp). Cada contribuição mensal pode fazer uma grande diferença no tratamento oncológico, onde os pacientes recebem atendimento com uma equipe multiprofissional, além do encaminhamento de exames, consultas, cirurgias, compra de medicamentos e tudo o que não é ofertado pelo SUS.
No instagram @casaguido é possível acessar o link na bio ‘Seja um doador’ ou também pelo site guido.org.br. A chave pix para doações é 12.927.890/0001-60. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp (48) 3045-6211.