COCAL DO SUL Previsão do Tempo
1729108112185 1729108112185
© Divulgação
Justiça

Adolescentes do Novos Caminhos conhecem o circuito de trilhas no IMA na região Sul de SC

Passeio teve educação ambiental, exercícios de yoga e trilha interpretativa na mata

Crianças e adolescentes acolhidos em instituições na comarca de Criciúma tiveram um Dia das Crianças especial. Eles foram até a Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco, também conhecida como Reserva São Francisco, em Nova Veneza, para conhecer o circuito de trilhas que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) desenvolve na região Sul. O passeio ocorreu no sábado, dia 12, numa parceria entre o instituto e o programa Novos Caminhos.

A programação contou com atividade de educação ambiental, exercícios de yoga, trilha interpretativa na mata que leva até uma cachoeira, banho de rio, além de um café da manhã oferecido pelos proprietários da Reserva São Francisco, Sidney José Damiani e Marli Bortolin.

O juiz da vara da Infância e Juventude da comarca de Criciúma, Klauss Correa de Souza, destaca que atividades dessa natureza desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos. “Além de proporcionar momentos de lazer e descontração, essas ações também são uma oportunidade de educação ambiental, o que estimula a conscientização sobre a preservação da biodiversidade”.

O impacto positivo dessas experiências reflete no presente e no futuro desses adolescentes. “Momentos como o passeio não apenas fortalecem o vínculo deles com o meio ambiente, mas também promovem o bem-estar emocional, a autoestima e o sentimento de pertencimento, fundamentais para sua reintegração social”, reforça o magistrado ao tempo em que agradece ao IMA pela parceria e o acolhimento às crianças e adolescentes.

“Contribuir com o programa Novos Caminhos é uma honra para toda a equipe do Instituto. Trata-se de um trabalho extremamente relevante que favorece a integração das crianças e adolescentes em acolhimento, especialmente, nestas oportunidades de interação deles com o meio ambiente envolvendo atividades de educação ambiental que são fundamentais para despertar da consciência sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade”, comentou a presidente do IMA/SC, Sheila Meirelles.

Tarde de diversão

A Casa Mix de Criciúma, empresa cidadã reconhecida pelo Novos Caminhos, é parceira do programa desde 2022. Por lá, o Dia das Crianças não passou em branco. Na última semana, as crianças acolhidas tiveram uma tarde de diversão em celebração ao seu dia. O espaço colorido e repleto de brinquedos tornou a oportunidade ainda mais especial.

“Como nossa estrutura é bem grande conseguimos acolher vários lares numa mesma oportunidade. Nossa equipe tira o dia para estar com essas crianças, participar e brincar com elas. Poder proporcionar esse dia a elas é muito gratificante para todos nós, pois podemos dar um dia de muito amor e diversão. Nosso coração fica quentinho em saber que fizemos algo para deixar o dia deles especial”, conta a proprietária Aline Backs.

Sobre o Novos Caminhos

Idealizado pelo TJSC inicialmente em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 234 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Disponibiliza aos maiores de 14 anos de idade cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Integram atualmente a iniciativa as seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público de Santa Catarina, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina e Serviço Social do Comércio – Sesc/Fecomércio.