COCAL DO SUL Previsão do Tempo
alesc aprova projeto que assegura atendimento ginecologico as gestantes em presidios alesc aprova projeto que assegura atendimento ginecologico as gestantes em presidios
© Divulgação
Política

Alesc aprova projeto que assegura atendimento ginecológico às gestantes em presídios

Santa Catarina possui mais de 1,3 mil mulheres no sistema prisional, sendo que este tipo de atendimento não é fornecido pelo Estado.

A Assembleia Legislativa aprovou na semana passada, o Projeto de Lei 0199/2021, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que assegura atendimento ginecológico às gestantes que se encontrem sob a tutela do Estado, em presídios, penitenciárias e centros de atendimento socioeducativos.

De acordo com a proposta, o atendimento às gestantes será durante o período pré-natal, parto e pós-parto pelo SUS, mas é facultativo o atendimento por convênios caso a gestante possua plano de saúde. Na justificativa, Minotto explica que Santa Catarina possui mais de 1,3 mil mulheres no sistema prisional, sendo que este tipo de atendimento não é fornecido pelo Estado.

“Esse projeto traz dignidade às mulheres gestantes detentas, e garante saúde aos bebês pela importância, por exemplo, do pré-natal, que permite a identificação de doenças precocemente. O Estado precisa garantir a efetiva assistência em saúde para atender essa demanda”, destaca o proponente do projeto de Lei, deputado Rodrigo Minotto.