No último dia 19 de junho, os alunos das turmas 601 e 602 da Escola de Ensino Básico Professora Francisca M. de O. Búrigo, acompanhados da diretora Elisângela e dos professores Jean, Thainá e Gizele, realizaram uma visita de estudos a sede da Defesa Civil do estado de Santa Catarina, em Florianópolis.
A viagem faz parte do projeto elaborado pela Defesa Civil de SC, como instrumento de ação para a redução de vulnerabilidades, de cenários e sujeitos. Tem como preocupação o sujeito histórico e social dos estudantes desta escola e das demais onde o projeto é desenvolvido.
Como as noções de Proteção e Defesa Civil se caracterizam por sua multidisciplinaridade, por constituírem questões sociais relevantes à vida de todos, e por serem complementares as disciplinares convencionais do currículo escolar, faz-se necessário que os temas abordados no programa possam estar incorporados no currículo escolar de maneira transversal.
Pensando nessa transversalidade, os professores das disciplinas de Geografia e Matemática, desenvolvem o projeto com os alunos do 6° ano do ensino fundamental II, onde aliados a interdisciplinaridade desenvolvem atividade como arrecadação de alimentos e construção de kits de pintura para o RS, construção de um pluviômetro, bem como explicação de cartografia e escala, sendo finalizada este tema com a visita às dependências do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, localizado na cidade de Florianópolis/SC.
Esta visita contou com 29 alunos, que tiveram a possibilidade de conhecer as dependências da unidade, onde em conjunto com geógrafos e engenheiros cartógrafos fizeram a leitura e interpretação dos mapas, entenderam a evolução dos mapas e a sua importância para a observação do crescimento urbano e fenômenos meteorológicos.
“A integração de escola e Defesa Civil, aliando atividades desenvolvidas em sala de aula, com a saída de estudos são ferramentas que tornam a aprendizagem mais significativa e consolida o trabalho feito na escola pelos professores, sendo assim ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes”, destaca a diretora Elisângela.