Os últimos meses de 2024 foram marcados por uma grande mobilização educacional promovida pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM). Ao todo, 3.009 crianças das 25 cidades atendidas pertencentes ao batalhão participaram do Programa Golfinho, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) que busca conscientizar e educar jovens sobre segurança aquática.
O programa foi realizado em mais de 60 escolas da região, reforçando conhecimentos essenciais para a prevenção de afogamentos em locais de lazer, como praias, rios e piscinas. A formação abordou orientações sobre como identificar e evitar riscos em ambientes aquáticos.
Com o aumento do fluxo de pessoas em praias e rios durante o verão, iniciativas como essa se tornam fundamentais para reduzir os índices de afogamento e promover um ambiente mais seguro para a população. “Antes esse programa acontecia somente nas praias, mas esse já é o terceiro ano que levamos para o interior, infelizmente um afogamento pode acontecer em qualquer ambiente e por isso a educação das crianças é a chave para construir uma cultura de prevenção de acidentes. O Programa Golfinho cumpre esse papel ao preparar os pequenos para situações que podem salvar vidas”, destacou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º BBM.
Para formar um número tão expressivo de crianças, o 4° Batalhão contou com a ajuda das secretarias de educação das 25 cidades, que abrangem AMREC e AMESC, e com a colaboração das instituições Sicoob Credija, Madeireira Madekiko, Fórum da Comarca de Turvo, Sinplasc, Copaza, Cristal Embalagens, Cristal Copo, Greenow, Libreplast, Minaplast, Embalagens Plaszom, Strawplast, Teixeira Têxtil, Thermovav Embalagens Plásticas e Totalplast.