A 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul foi realizada na noite desta terça-feira (22), com a participação ativa dos vereadores. Na ocasião, cinco dos nove parlamentares utilizaram a tribuna para tratar de assuntos relevantes para a cidade. Entre os temas levantados, destaca-se o trabalho voluntário de uma cidadã no cuidado de cães abandonados e a continuidade das castrações realizadas na cidade. A valorização dos profissionais da educação também foi tema de destaque, com a aprovação do projeto de descompactação da folha salarial do magistério catarinense. Além disso, foi comentado o andamento das obras da SC-108 e SC-442, essenciais para o desenvolvimento de Cocal do Sul, com ênfase na importância de garantir que os trabalhos não parem, e o retorno da vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP), após 30 dias de licença.
Após 30 dias de licença, Maria Luiza agradece apoio e enfatiza papel fiscalizador
Na tribuna desta terça-feira (22), a vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP) fez uso do espaço para agradecer o retorno à Câmara após 30 dias afastada e reconheceu o trabalho realizado pelo vereador Barroso durante sua ausência. Ela expressou gratidão pelos 955 votos que recebeu nas eleições, classificando-os como um reconhecimento do seu trabalho. “Tenho esses 955 votos como um reconhecimento de um trabalho de quatro anos que não tem preço”, afirmou, destacando que esses votos vieram de pessoas que acreditaram em seus princípios e na sua atuação.
Em sua fala, Maria Luiza mencionou as dificuldades enfrentadas durante seu mandato, incluindo perseguições e embates, mas destacou que a verdade prevaleceu. “A mentira só se combate com a verdade. E as urnas mostraram exatamente isso”, declarou, referindo-se ao resultado das eleições como prova de que seu trabalho foi bem avaliado pela população. Ela ressaltou a importância de uma política séria e fiscalizadora, afirmando que os vereadores têm o papel de fiscalizar o Executivo, e que a população fiscaliza o trabalho dos vereadores.
A vereadora também agradeceu o apoio de sua equipe e de sua família, mencionando especificamente o incentivo de seu pai, que a acompanhou durante a campanha. Ela fez questão de agradecer aos apoiadores que estiveram ao seu lado durante o processo eleitoral e destacou o trabalho do grupo que a auxiliou na campanha. Além disso, parabenizou o prefeito eleito Ademir Magagnin e a vice-prefeita eleita, Nega Cittadin, elogiando a campanha que realizaram, sem perseguições.
Maria Luiza concluiu sua fala reafirmando seu compromisso com a cidade e sua disposição para continuar atuando de forma fiscalizadora no próximo mandato. Ela mencionou que, apesar de pertencer a um partido, sua prioridade é o bem-estar de Cocal do Sul. “A Maria Luiza vai continuar o seu trabalho nesta casa com o mesmo perfil de sempre de atuação, fiscalizando e trabalhando em prol do nosso município”, finalizou.
Toco anuncia recursos para melhorias no bairro União e homenageia a família Meneghel e Projeto Golfinho
Na sessão da Câmara desta terça-feira (22), o vereador Vicervanio Bez Fontana, o Toco (MDB) destacou diversos temas importantes para a comunidade. Iniciou agradecendo a presença dos irmãos Meneghel, mencionando o projeto que nomeia uma rodovia em homenagem ao pai deles, Ângelo Meneghel. “A família Meneghel foi uma das famílias também que ajudou no progresso de Cocal do Sul, na construção da nossa cidade”, afirmou. Além disso, convidou os presentes a conhecerem a história da cidade na casa de Narciso Meneghel, que, segundo ele, “conhece toda a história de Cocal do Sul”.
Toco também falou sobre o “Projeto Golfinho”, elogiando a iniciativa e a participação de crianças no treinamento para evitar afogamentos. O vereador, acompanhado de Chicão, participou da entrega de diplomas do projeto. “Foram mais de 20 crianças que receberam o certificado do Projeto Golfinho”, disse. Ele destacou a importância do projeto ao ensinar cuidados em piscinas residenciais e a compreensão das sinalizações nas praias, como as bandeiras amarela, verde e vermelha.
Outro ponto abordado foi a visita à Arena Multiuso, cuja obra está em fase de conclusão. Ele ressaltou a magnitude do projeto. “Olha o tamanho da obra, uma obra magnífica. Parabéns ao prefeito Erik e ao Fernando que deram início nesta obra”.
Além disso, mencionou sua viagem a Florianópolis para cobrar do deputado Volnei Weber a destinação de recursos para a construção de um campo de areia, pista de caminhada e parquinho no bairro União. O vereador informou que o valor destinado é de R$ 234 mil e que o valor deve ser enviado no início do próximo ano. “Levei o ofício para ele novamente, e ele nos garantiu que, no início de fevereiro ou março, ele vai mandar o recurso para fazer aquela obra”, disse.
Por fim, Vicervanio fez referência às obras na rodovia SC-108, destacando que, apesar de anteriormente ter cobrado o governo pelo atraso, no momento as máquinas estão operando e, por isso, considera não ser o momento adequado para novas cobranças.
Vereador Marcel destaca abandono de animais e a relação do tema com a segurança pública
Na sessão da Câmara desta terça-feira (22), o vereador Marcel Freitas (PSD) utilizou a tribuna para tratar da questão de animais abandonados no município. Ele iniciou mencionando que esse não é um tema que costuma trazer à discussão, mas destacou a importância do assunto ao relatar que, na semana anterior, recebeu fotos de um pitbull circulando pelo bairro Jardim Itália. Ele enfatizou o risco que um animal desse porte solto nas ruas representa, principalmente para crianças que vão à escola ou brincam na rua. “O risco que isso representa para as crianças, para quem caminha. Não só crianças, né? Jovens, adultos, idosos”, destacou.
O vereador trouxe à tona a responsabilidade do poder público e da sociedade com relação ao abandono de animais. Ele explicou que o abandono é crime, conforme previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605 (Lei de Crimes Ambientais), e que o poder público deveria ser responsável pela proteção dos animais abandonados. Citando a Constituição, ele afirmou que o artigo 225 impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender o meio ambiente e zelar pela fauna, o que inclui animais de rua. “É possível interpretar que é obrigação, sim, do poder público zelar pela proteção dos animais de rua, como cães e gatos”, enfatizou.
Marcel também destacou a importância de políticas públicas, como programas de castração, que já existem no município e devem continuar, mas também sugeriu a criação de um local adequado para abrigar animais perigosos. Ele relatou que, recentemente, houve um ataque de cachorro no bairro Jardim Elizabeth e reforçou que a situação não pode ser ignorada. O vereador propôs que, além das castrações e campanhas de conscientização, o município deve assumir a responsabilidade de retirar das ruas animais que ofereçam risco à população. “Um animal desse ataca um ser humano, uma criança, um jovem, um adulto, um idoso, aí toda ação tem uma reação e ele pode, sim, também, ser morto nessa ocasião, então há risco para ambos”, concluiu.
Gilson aborda cuidados com cães abandonados e progresso em obras e ações estaduais
Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Gilson Clemes (PL) abordou vários temas importantes para Cocal do Sul e para o estado de Santa Catarina. Inicialmente, destacou o trabalho realizado pela voluntária Edsania e suas colaboradoras no cuidado de cães abandonados na cidade. Segundo Clemes, Edsania já está envolvida nesse trabalho há cerca de seis anos. O vereador ressaltou a dedicação dela. “Ela continua fazendo esse trabalho voluntário. Em torno de 150 cachorros hoje que ela mesmo cuida, ela mesmo que vai atrás, enfim, faz rifas, tá toda a vida correndo atrás para não deixar esses animais”. Ele destacou também o brechó e outras iniciativas realizadas para manter os cuidados dos animais, e mencionou a importância da continuidade do programa de castração, que já realizou mais de duas mil cirurgias. Ele demonstrou otimismo em relação ao futuro, afirmando que espera que mais pessoas se envolvam nessas ações no próximo ano.
Em seguida, Clemes falou sobre a aprovação do projeto de descompactação da folha salarial do magistério catarinense na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), um passo importante para a valorização dos profissionais da educação no estado. “Foi aprovado na Alesc por unanimidade o projeto de descompactação da folha salarial do magistério catarinense, com essa medida 100% do recurso do Fundeb serão direcionados para os profissionais da educação”, declarou o vereador. Ele enalteceu o compromisso do Governador Jorginho Mello e do governo com a classe dos professores, que muitas vezes não tem seu valor reconhecido. “Elogio não enche o carrinho do supermercado”, afirmou, ressaltando a necessidade de que os profissionais sejam adequadamente remunerados.
Por fim, Clemes comentou a situação das obras na SC-108 e SC-442, destacando os esforços feitos pelos vereadores e a importância da continuidade das obras, que são essenciais para o desenvolvimento da cidade. Ele mencionou as reuniões realizadas com a empresa responsável e comemorou o progresso das obras, destacando que hoje máquinas estão trabalhando em todo o trecho e reconheceu que o trecho mais importante, é o contorno do anel viário que melhoraria o fluxo do trânsito no Centro da cidade.
Confira a Sessão na Íntegra
A próxima Sessão Ordinária, ocorre na terça-feira, 29 de outubro, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram – Facebook – YouTube
Por Ana Paula Nesi