COCAL DO SUL Previsão do Tempo
campeonato brasileiro de karate chega ao fim com bom resultado para os atletas de cocal do sul whatsapp image 2021 12 13 at 08.50.07
Esporte

Campeonato Brasileiro de Karate chega ao fim com bom resultado para os atletas de Cocal do Sul

Dos seis sul-cocalenses representando Santa Catarina na competição, quatro voltam com medalhas.

De quinta (09) à domingo (12), seis atletas sul-cocalenses, estiveram na cidade de Caucaia, no Ceará, para representar o estado de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Karate 2021. Os alunos da Associação Boava de Karate, Maria Luiza Guollo de Fáveri Marcelino, Sophia Maestrelli Warmeling Moraes, Victoria Frasson Souza, Eduardo Acácio Boava, Paulo Gabriel Dias da Rosa e Hyago Antunes Rodrigues, foram acompanhados dos técnicos Luiz Henrique Boava e Cristina Acácio.

A competição chegou ao fim, com bons resultados para os karatecas e com sensação de dever cumprido, segundo Cristina. “Foi um ano atípico e a realização do Brasileiro este ano foi separado por idades em virtude da pandemia, o que não ocorre normalmente. Em dois anos tivemos uma única competição antes do Brasileiro e os alunos acabaram perdendo o ritmo. Esse evento era para nós uma incógnita. Saímos com a sensação de dever cumprido, pois conquistamos ouro no kata por equipe que é considerado uma categoria difícil, mas temos a certa sensação de que podemos ir muito além”, afirma.

Das medalhas conquistadas

Ouro no kata equipe feminino sub-12/14 com as karatecas Maria Luiza, Sophia e Victoria.

campeonato brasileiro de karate chega ao fim com bom resultado para os atletas de cocal do sul whatsapp image 2021 12 10 at 06.55.10 1

Ouro no Kumitê feminino sub12 +50kg com a karateca Maria Luiza e Prata na mesma categoria para a Karateca Sophia.

campeonato brasileiro de karate chega ao fim com bom resultado para os atletas de cocal do sul whatsapp image 2021 12 10 at 18.35.39 1

Bronze Kumitê masculino sub14 -55kg para o atleta Hyago

campeonato brasileiro de karate chega ao fim com bom resultado para os atletas de cocal do sul whatsapp image 2021 12 12 at 14.28.01

“Essas medalhas tem o dedinho de cada pessoa que colaborou e deu todo o apoio para que estivéssemos participando do evento”, declara Cristina como forma de agradecimento.

Os custos da viagem

A técnica da equipe lembra dos altos custos que o grupo teve com a viagem para o campeonato. “Foi um campeonato em uma cidade turística em dezembro. Normalmente nunca ocorrem competições nesta época, mas por conta da pandemia e as liberações para esses eventos terem ocorrido a partir de outubro, este ano aconteceu”, explica. Várias parcerias e também pedágios foram realizados para possibilitar a participação dos jovens atletas no Campeonato. “A Prefeitura de Cocal do Sul conseguiu as passagens para atletas e técnicos e realizamos pedágios no município”, conta Cristina que ressalta a bondade da população. “O povo de Cocal é muito receptivo e bom de coração. Conseguimos arrecadar o suficiente para pagar as inscrições, testes de covid e hospedagem”.

Mas Cristina lembra que ainda assim, os atletas precisaram investir dinheiro próprio para realizar o sonho de competir e outras doações foram feitas. “Coopercocal, vereador Gilson Clemes, empresa Vaziski e Nutriblue. Sem todas essas pessoas envolvidas nada disso seria possível.

Em nota oficial a Associação Boava de Karate buscou esclarecer também que “O apoio recebido através da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul e das realizações dos pedágios estão sendo destinados ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE para custos dos atletas e técnicos. Os acompanhantes custearam seus gastos por conta própria”. Gastos com alimentação, Uber e demais supérfluos também foram custeados individualmente.

Por Ana Paula Nesi