O Círculo Italiano de Cocal do Sul recebeu, na noite de terça-feira (07), a Moção de Aplauso pelos 20 anos de atividades exercidas no município. O reconhecimento foi agraciado pela Câmara de Vereadores, de autoria da vereadora Maria Luiza Da Rolt e aprovado por unanimidade pelos vereadores.
O Círculo tem o objetivo de trabalhar para resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor e a valorização pelos antepassados. Ele foi fundado em 2 de Julho de 2001, sem fins lucrativos e possui forte ligação com a Itália e a imigração na região. Entre seus fundadores destacam-se: Venicius Búrigo, Neide de Pelegrin, Mariza Pagnan, Regina De Fáveri e Eladir Galli.
O reconhecimento foi recebido pelo presidente da Associação, José Orlei Sartor e prestigiado pelos integrantes da diretoria do Círculo. “Muita gratidão é o nosso sentimento enquanto Círculo Italiano diante desta moção pela Câmara Municipal que entendemos como uma valorização ao nosso trabalho e a essa história de 20 anos. Um trabalho cultural, social e voluntário que vem dando muitos frutos e que celebramos com muita honra e respeito aos nossos antepassados e as tantas gerações que ajudaram a construir o nosso município. Esse reconhecimento nós dedicamos a todas as pessoas que nos apoiam e acreditam na cultura, a todas as diretorias que atuaram, aos nossos associados e parceiros”, destacou o presidente Orlei.
Durante a homenagem, a vereadora relatou a história da entidade e a importância e legado construído ao longo dessas duas décadas. “Enquanto vereadora e cidadã sou uma grande incentivadora da valorização da cultura italiana e tenho muito apreço ao trabalho realizado pelo Círculo e toda sua equipe. São pessoas engajadas e que realmente fazem acontecer. Por isso, eu parabenizo e reconheço toda atuação nessas duas décadas. A gente sabe que esses 20 anos não foram fáceis para construir. Por isso devemos cada vez mais contribuir para fortalecer e criar políticas públicas que possam elevar cada vez mais essas iniciativas. Indiferente de ser descendente ou não, esse trabalho abraça toda as pessoas que amam e valorizam a cultura italiana. E essa forte ligação não é somente de raízes, mas de oportunidade econômica e intercâmbio cultural para nossas crianças e jovens”, enaltece Maria Luiza.
Sobre o Círculo
É uma Associação entre amigos e aberta para receber sem custo algum, as pessoas que são apaixonadas por esta riqueza cultural e de valores. O Círculo entende que a identidade histórica de uma cidade precisa ser cada vez mais enaltecida para que as gerações futuras possam também se espelhar e valorizar as tradições, costumes, cultura e história.
Nestes 20 anos muita coisa aconteceu para fomentar a cultura. A Associação criou e manteve por muitos anos o Museu do município, até que em 2016 ele foi inaugurado oficialmente como Museu Municipal, sob responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Nos últimos anos, o Círculo apresentou uma evolução muito grande com a projeção de inúmeras iniciativas, parcerias e projetos em prol da cultura. A Associação é uma incentivadora da promoção de cursos de italiano, como por exemplo, a parceria com o Governo Municipal, das aulas para as crianças e adolescentes no contraturno escolar firmadas em 2017 por meio de convênio com o Consulado Geral da Itália e o Centro di Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina. Já em 2019, foi possível iniciar o curso de italiano para adultos, com duas turmas.
Também em 2019, o Círculo lançou o projeto Innamorati, jantar romântico com clima italiano e o La Nostra Gente. Uma iniciativa que visa reunir os colonizadores por meio de encontro itinerante no meio rural, com missa rezada e cantada em italiano, música italiana, almoço típico italiano, café, museu da localidade, jogos de mora, bocha e tantos outros atrativos. Este evento já foi realizado nas comunidades de Rio Perso e Rio Comprudente.
O Círculo Italiano está presente também nas ações sociais do município por meio da gastronomia e parcerias com entidades como Apae e Lions, e ainda na preparação da gastronomia do Cocal Bike e na Cocalfest, com pratos típicos. Além disso é um grande parceiro na criação do Pacto de Amizade feito pela Prefeitura com uma cidade italiana: Soverzene, em 2020. Projeto este que nasce para criar laços de amizades e oportunidades com o país de origem dos imigrantes. Todo esse trabalho de construção ao longo desses 20 anos se deve ao empenho, dedicação e zelo de inúmeras pessoas envolvidas por meio de suas diretorias e famílias que acreditam na valorização da cultura italiana.