O município de Cocal do Sul foi autorizado, nesta quarta-feira (22), a iniciar a instalação da infraestrutura para implantar a tecnologia 5G. A partir da próxima segunda-feira (27), as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis no município.
Esse é um importante avanço tecnológico, econômico e social em Cocal do Sul, que será primordial para a inclusão social e digital da população; todos estão cada vez mais conectados, por isso a necessidade de fomentar a inovação, promovendo políticas públicas e dando acesso a todos”, declara o prefeito Fernando de Fáveri.
Em Santa Catarina, além de Cocal do Sul, outros 16 municípios também estão autorizados a implantarem a tecnologia 5G. Vale ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G. Segundo o edital divulgado pelo Ministério das Comunicações, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada do 5G depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
“Estamos caminhando para o progresso, acompanhando os avanços tecnológicos, tendo em vista que será algo que contemplará todas as pessoas, desde os mais novos que poderão estudar online até mesmo para aqueles que precisarem acessar a consultas à distância”, finaliza o prefeito.