Cocal do Sul irá sediar a segunda etapa do Campeonato Escolar de Karatê, que irá acontecer no 15 de outubro, reunindo atletas de diversas escolas de Santa Catarina. O evento estadual irá acontecer no Ginásio de Esportes Gílio Búrigo, e terá a participação de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.
No dia 29 de janeiro, o responsável pelo karatê em Cocal do Sul, professor Luiz Henrique Boava, esteve em Joinville para participar da assembleia da FCK (Federação Catarinense de Karatê). Na ocasião, Luiz levou a solicitação da administração municipal de pleitear uma etapa do evento na cidade.
“Após votação, vencemos com 18 votos a 14; gostaria de agradecer o apoio da Autarquia de Esportes e Prefeitura Municipal de Cocal do Sul pelo apoio e parceria nesse evento e ao motorista Carlinhos que me levou à Joinville”, comenta o professor. Além do trabalho com os atletas de Cocal do Sul, Boava é também o coordenador técnico da seleção catarinense adulta de karatê.
O evento também conta com a parceria entre a Associação Boava de Karatê Shotokan (ABKS) e a administração municipal. “Para o projeto que temos aqui desde 2000, e com o nível dos nossos atletas, temos a expectativa de o município se sair bem na competição”, pontua.
Retorno das competições após a pandemia
O Professor Luiz Henrique Boava, conta que por dois anos, o município ganhou o direito de sediar um evento estadual, mas devido a pandemia, foram cancelados. “Acreditamos que esse ano conseguiremos realizá-lo e fomentar ainda mais o nosso esporte na cidade de Cocal do Sul, no qual já temos muitos atletas destaques no estadual, nacional e até internacional”, lembra Boava.
Recentemente, atletas sul-cocalenses foram destaque no Campeonato Nacional de Karate, trazendo medalhas para o município.