O Conselho Municipal de Turismo e Cultura de Cocal do Sul, em parceria com a Gerência Municipal de Turismo do município, irá realizar o primeiro Famtur/Fampres para profissionais de turismo e imprensa especializada para divulgar o potencial turístico da cidade.
Segundo Jorge Dagostim, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Cocal do Sul, os estudos para apontar o potencial turístico e a vocação turística fazem parte de um projeto que vem sendo implantado desde 2022 por meio de um diagnóstico realizado através de pesquisa de campo e reuniões periódicas com os envolvidos diretamente e indiretamente no projeto.
A ação faz parte da atualização da Lei municipal que foi editada em 2014 e deve passar por mudanças para atender tanto o setor cultural como o setor turístico em conformidade com o plano nacional de ambas as áreas.
Nos estudos foram identificados pelo menos seis nichos de mercado: o Turismo Rural, que poderá contemplar até três rotas sazonais por conta das especificidades da área rural do município, que está em volta de toda a cidade e poderá explorar as floradas e as colheitas das frutas e hortaliças; o Ecoturismo, com grande potencial para o cicloturismo e esportes de aventura; o Turismo Enogastronômico, com a produção de uvas e vinhos, cervejas artesanais, doces e a tradicional comida típica italiana e polonesa.
Outro nicho que possui um grande potencial é o Turismo Religioso, com a visitação das sete igrejas que conta ainda com e a réplica oficial do Santo Sudário de Turim – Itália, que estará em exposição na igreja matriz a partir desta semana.
Com um calendário de eventos bem estruturado e uma Praça Coberta para receber visitantes na área central da cidade, o Turismo de Eventos também vem se destacando e tem contribuído para o desenvolvimento do município através do resgate das suas tradições e cultura.
Outro destaque é o Turismo Científico e Técnico com um potencial internacional através da indústria cerâmica, e o Instituto Maximiliano Gaidzinski que recebe anualmente grande contingente de visitantes e pesquisadores.
Segundo o Gerente de Cultura e Turismo do município de Cocal do Sul, Fábio Dalló, as mudanças vão fortalecer e muito os setores de cultura e turismo, que vão poder contar com uma maior representação setorial em seus conselhos, com possibilidade de captação de recursos públicos e privados através das leis em vigor para a realização de projetos e eventos através da implementação do fundo municipal.
Para o prefeito em exercício, Erik Pereira Zeferino, o objetivo é planejar o município junto com a as pessoas que moram e que vivem em Cocal do Sul e que realmente tenham interesse em crescer e desenvolver suas habilidades e potencializar um novo negócio.
Segundo dados da Santur, o Turismo de Santa Catarina gera 12,5% do PIB do estado. “E em Cocal do Sul queremos agregar valor aos produtos produzidos aqui, como os produtos da agricultura familiar, do artesanato, difundir a nossa gastronomia tradicional italiana e polonesa. Nesta primeira edição, o tour é exclusivo para profissionais da impressa especializada, agências de viagens e operadoras que atuam no estado e tem foco em nossa região”, destaca Erik.