COCAL DO SUL Previsão do Tempo
criancas da educacao infantil municipal recebem aula sobre abelhas sem ferrao na apae cocal do sul helena savi na apae meliponario divulgacao 7
© Divulgação
Educação

Crianças da educação infantil municipal recebem aula sobre abelhas sem ferrão na APAE Cocal do Sul 

 Alunos do nível 3 da Instituição Helena Savi participaram da sequência didática "A abelha não faz mal, faz mel"

“A abelha não faz mal, faz mel”. Com essa proposta, a Instituição de Educação Infantil Helena Savi, tem trabalhado com as crianças a importância das abelhas para a natureza e a vida humana. E como forma de aprendizado prático, os alunos do nível III da escolinha, estiveram na APAE de Cocal do Sul, na última segunda-feira (30), conhecendo o projeto “Meliponário – Aprendendo de flor em flor”, desenvolvido na instituição.

Segundo a professora, Viviane Guetner, a ideia de trabalhar o universo das abelhas com os pequenos surgiu de uma curiosidade dos próprios alunos. “A sequência didática ‘A abelha não faz mal, faz mel’, foi desenvolvida com a turminha a partir de vários questionamentos e curiosidades sobre as abelhas, que surgiram em nosso parque no início da primavera. Com objetivo de conhecer melhor as abelhas e a importância delas para o meio ambiente, criamos várias possibilidades de conhecimento, tendo como finalização uma aula passeio ao Meliponário da APAE”, explica.

Na oportunidade, as crianças puderam ver de perto espécies de abelhas sem ferrão como a Bugia, Mirim-Guaçu, Mirim nigriceps, Mandaçaia e Jataí e até provar o mel produzido. “Conscientizar as crianças sobre a importância das abelhas para o ambiente em que vivemos e para a própria vida na Terra, é necessário, pois faz com que elas cresçam conhecendo essa verdade e possam levar essa informação para dentro de casa”, destaca o médico veterinário da APAE e responsável pelo Meliponário, Vinicius Prior.

Além das abelhas, os alunos ainda puderam conhecer outros projetos da APAE, como a Equoterapia, a Cinoterapia e a padaria. Um delicioso café com bolo foi oferecido aos pequenos para finalizar o passeio. 

Por Ana Paula Nesi