As unidades de saúde e hospitais da Região Carbonífera tem emitido alertas a respeito da alta procura por atendimentos para Covid-19 e o vírus Influenza. Em Cocal do Sul, não tem sido diferente. A alta na procura pelo pronto atendimento e ao Centro de Triagem tem preocupado os trabalhadores da saúde, principalmente, porque os números refletem o comportamento das pessoas nesta temporada de férias e festas de final de ano.
“A demanda no Centro de Triagem tem aumentado significativamente , somente na segunda (03), foram mais de cem atendimentos contabilizados”, informa a Coordenadora de Atenção Básica em Saúde de Cocal do Sul, Glicia Pagnan. Segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (05), foram 47 casos positivos em 24 horas, totalizando então 88 sul-cocalenses em tratamento para Covid-19. Em 26 de dezembro, esse número era de três pessoas.
Glicia destaca que além da alta nos números do coronavírus, há ainda muitos casos negativos para Covid, mas com infecção pela Influenza, que é a gripe. Na região, ainda não há casos confirmados de Flurona, que é a infecção simultânea por Influenza + Coronavírus.
“Acreditamos que isso é reflexo do comportamento das população, que nos últimos dias, descuidou das medidas de prevenção. A vacina protege, mas não é 100%”, alerta a coordenadora que comemora o fato de mesmo com os altos números, os casos terem permanecido leves, sem necessidade de internação hospitalar. “Acreditamos que isso seja reflexo da vacinação. Mas precisamos fazer um apelo para que a população não deixe de se cuidar. Não é só o Covid que traz danos para a saúde, temos a presença da gripe também que pode vir de uma forma mais grave”, declara.
A estimativa dos órgãos de saúde, é que devido as festas de final de ano e férias, junto ao descuido das pessoas, nos próximos dias, os números aumentem ainda mais.
“Continue usando a máscara em ambientes fechados, evite aglomerações”, finaliza.
Informação para ouvir
Boletim Cocal do Sul
Por Ana Paula Nesi