A Exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e região sul catarinense”, abre nesta segunda-feira, dia 12, em Cocal do Sul. As peças ficarão a disposição para visitas, de forma gratuita, até dia 30 de agosto, no Museu Municipal Venício Búrigo.
O acervo do povo Xokleng que pertence ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, foi organizado para ser itinerante, e inicia por Cocal, depois de ficar exposto por dois meses na Casa de Pedra, em Orleans.
Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre e integrante do projeto, Valdirene Böger Dorigon, a proposta é oportunizar que mais pessoas tenham acesso aos materiais do Museu sobre os povos Xokleng. “São bens culturais, bem como as imagens dos últimos remanentes que ainda habitavam a região de três Barras, município de Orleans na década de 40”, informa.
A exposição ainda vai passa por mais dois munícipios da região sul, e depois retorna ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. O horário de atendimento será das 8h às 12 e das 13h às 17h, a entrada é gratuita e o Museu fica localizado na rua Adão Bosa, S/N, 2° andar da Secretaria Paroquial, atrás da Praça Coberta.
A exposição é resultado do projeto contemplado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Unibave e do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. A proposta foi selecionada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) SC D+ 2023, está sendo executada com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).