A quimioterapia e radioterapia, que fazem parte da vida daqueles que estão passando por tratamento contra o câncer, podem causar algumas limitações como dor persistente nos ossos, retrações e aderências de cicatrizes, encurtamento muscular, alterações respiratórias e falta de controle motor e muita fadiga. Neste caso, a fisioterapia é uma forte aliada para proporcionar a melhora, ou até mesmo a cura, de tais problemas. Por meio da cinesioterapia que utiliza de exercícios físicos associados a padrões ventilatórios leves entre outras técnicas, tudo pode melhorar.
“A Fisioterapia em Oncopediatria é muito mais que exercícios físicos, é um recurso terapêutico com objetivo de manter ou recuperar a funcionalidade física e respiratória, tornando a criança e adolescente mais ativos, com disposição para brincar mesmo com os obstáculos que enfrentará”, explica a fisioterapeuta da Casa Guido, Edilene Rocha.
A fisioterapeuta está de forma presencial na casa uma vez por semana, atendendo crianças e adolescentes. “As modalidades mais utilizadas são as fisioterapia motora e respiratória, ambas necessitam de uma boa avaliação e conhecimento clínico de cada paciente, criando condições lúdicas e confortáveis para que as sessões sejam atrativas para a criança favorecendo assim, um melhor alcance dos resultados desejados”, comenta Edilene.
O foco da fisioterapia não é voltado apenas para o local afetado pela doença, mas para as limitações físicas e respiratórias que podem vir a surgir com os efeitos do tratamento ou a evolução do câncer.
Além da fisioterapia, a Casa Guido também conta com profissionais qualificados que atuam nas áreas administrativa, jurídica, marketing, captação de recursos, assistência social, psicologia, nutrição, pedagogia, diagnóstico precoce e projetos. A instituição também recebe o apoio de voluntários que se dedicam a ajudar na causa, movidos por amor.