O gabarito oficial do Enem 2021 foi divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o edital, a nota final dos candidatos só será divulgada em 11 de fevereiro. Com o gabarito, o aluno apenas poderá saber o seu número total de acertos.
Isso porque, como a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final não é calculada apenas com base na porcentagem de respostas corretas. Esse sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.
Por isso, no Enem, dois candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirar notas bem diferentes. Um exemplo: se um aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.
As provas do Enem aconteceram nos dias 21 e 28 de novembro com o menor número de participantes desde 2014. Dos 3,1 milhões de inscritos, 930 mil não compareceram ao exame – uma abstenção de 29,9%.
Confira os gabaritos:
1º dia – Prova azul
1º dia – Prova rosa
1º dia – Prova amarela
1º dia – Prova branca
1º dia – Prova verde (Libras)
1 dia – prova laranja (Braile e ledor)
2º dia – prova azul
2º dia – prova rosa
2º dia – prova amarela
2º dia – prova cinza
2º dia – prova verde (Libras)
2º dia – prova laranja (braile e ledor)
Os candidatos podem acessá-lo na página oficial do instituto.
Questão anulada
A questão sobre a Copa do Brasil que caiu na prova de matemática do Enem 2021 foi anulada, segundo o gabarito oficial da prova, divulgado nesta quarta-feira (3).
As provas contêm as mesmas questões para todos os candidatos, mas a ordem varia conforme a cor do caderno de questões. A questão que não teria resposta é a de número 157 da prova rosa, que corresponde à 138 da prova azul, 155 da prova cinza e 178 da prova amarela.
A questão trazia os 15 times vencedores da Copa do Brasil nas 30 edições do torneio até o ano de 2018 e pedia para o candidato fazer um arranjo para organizar um painel com placas em uma homenagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos campeões (confira a questão abaixo).
Segundo os professores, a alternativa mais próxima da correta seria a “e”, que traz no início 9! sobre 3!, mas que, para estar exata, precisaria começar com 7! sobre 2!, e não com 9! sobre 2!.