Olá, leitora Cocal360!
Na espera da chegada do seu bebê, cuide-se!
Na gestação, o corpo da mulher passa por inúmeras alterações para garantir o desenvolvimento ideal do bebê, e assim ocorre uma elevação significativa dos níveis hormonais. Mas, isso acarreta uma dilatação das veias do organismo, que aumentam com o decorrer da gestação e causam inchaço, cansaço, dor tipo peso, vasinhos e veias aparentes.
Em casos mais graves, a gestante também pode desenvolver a trombose venosa profunda (TVP), apesar de a incidência ser mínima.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), 45% dos casos de varizes na população brasileira correspondem às mulheres, pois, além das questões genéticas, idade e obesidade, o risco se intensifica de acordo com o aumento de gestações anteriores.
Muitas mulheres, preocupadas com a aparência, recorrem a medicamentos e procedimentos para controle dos vasinhos. No entanto, durante a gravidez não são indicados porque podem ser perigosos — tanto para o bebê quanto para a mãe.
Algumas medidas ajudam a evitar ou minimizar o aparecimento de varizes durante a gestação. Se você está grávida, saiba que a prática de atividades físicas com baixo impacto e sob orientação médica, como caminhada, hidroginástica, yoga ao menos três vezes na semana, podem ser muito benéficas para a sua saúde. Além disso, para ajudar no equilíbrio da circulação periférica, é importante elevar as pernas algumas vezes por dia, utilizar meias elásticas e controlar o ganho do peso corpóreo.
Prevenção e um bom pré-natal são fundamentais!
Em poucos meses, uma nova vida estará aqui, iluminando seus dias.
Muita saúde e até semana que vem.