Olá, leitores Cocal360!
Uma parcela expressiva da população masculina costuma não dar a devida atenção às medidas de prevenção de danos à saúde, procurando atendimento médico apenas quando a quadro clínico exige cuidados especiais ou em caráter emergencial.
Devemos alertar que apesar de menos frequentes em pessoas jovens, as doenças vasculares não são exclusividade dos idosos. Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que a genética, é consequência das escolhas que fazemos, e dos hábitos de vida. Dados estatísticos têm demonstrado que os homens sofrem alterações circulatórias isquêmicas em idades mais precoces, quando comparados com a população feminina. Fato atribuído ao sedentarismo, consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sal.
Por isso é importante conscientizar os homens sobre o checkup vascular anual, especialmente após os 50 anos de idade, quando é recomendável fazer visitas ao angiologista, independentemente da existência de sintomas vasculares.
Os homens podem apresentar veias dilatadas e tortuosas, dores nas pernas, inchaço, coceira, eczema e úlcera; e sofrerem esteticamente com a presença das varizes, prejudicando a qualidade de vida quando evolui para flebite (inflamação de uma veia), trombose venosa profunda, úlcera venosa e até sangramentos.
Também estão predispostos ao dano no sistema arterial (principalmente em carótidas e artérias dos membros inferiores) em virtude de hipertensão, diabetes, tabagismo e obesidade devido ao estímulo à deposição de placas de colesterol na parede arterial. Sendo os sinais e sintomas mais sugestivos de complicações circulatórias: dores nas pernas ao caminhar, tonturas, feridas de difícil cicatrização, extremidades frias e pálidas.
Atitudes saudáveis como caminhadas regulares, alimentação equilibrada, sono adequado e acompanhamento médico preventivo fazem parte da receita do sucesso para o envelhecimento com qualidade de vida.
O sistema circulatório pode ser avaliado de maneira simples e eficaz através da tecnologia disponível na área médica diagnosticando precocemente qualquer desvio da saúde circulatória.
Consulte o seu médico angiologista em caso de dúvidas.
Muita saúde e até semana que vem.
Dra. Ana Nazário CRM-SC 14261/ RQE 11544/ RQE 19776, médica Angiologista e especialista em Doppler Vascular e diretora técnica da Clínica Scan- Diagnóstico Por Imagem e Medicina Preventiva