A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 poderá ser entregue até o próximo dia 31 de maio. Para quem ainda não enviou, o próximo sábado, 15 de abril, será a oportunidade de solucionar eventuais dúvidas gratuitamente na Praça Nereu Ramos, no centro de Criciúma.
O Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região – Sindicont, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina – Sescon Sul/SC, e o Curso de Ciências Contábeis da Unesc, promovem o tradicional evento Imposto de Renda na Praça. A iniciativa ocorrerá durante a manhã, com início às 9h e término às 13h.
Em um dos espaços que serão montados para a iniciativa, os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc sob a orientação dos professores farão o atendimento à população. Além de sanar dúvidas, os estudantes e docentes estimularão a destinação de parte do Imposto ao Fundo Municipal para Infância e Adolescência – FIA e ao Fundo do Idoso.
Uma das novidades do evento será o lançamento da campanha #Contador com orgulho, iniciativa do Sindicont Criciúma e Região e Sescon Sul/SC para valorização da classe contábil. No espaço destinado aos sindicatos, contadores sócios das entidades conduzirão uma roda de conversa (talk’s) sobre a Declaração de Imposto de Renda aos acadêmicos da Unesc.
“O foco da nossa participação no evento muda um pouco em 2023. Vamos estar mais próximos dos acadêmicos da Unesc, apoiando-os e reafirmando que esse é o papel do Sindicato: estar ao lado do sócio e do futuro sócio”, explica Agostinho José Damázio, presidente do Sindicont Criciúma e Região.
Para o presidente do Sescon Sul SC, Alcebiades Scheffer, a participação das entidades é renovação do compromisso de apoio ao sócio e integração com a comunidade regional. “O contador é agente de desenvolvimento econômico e social por meio do papel que exerce. Ir para a praça, apoiar e orientar a comunidade é fortalecer essa missão da nossa profissão”, destaca Scheffer.
O Imposto de Renda na Praça 2023 conta com o patrocínio do Sicredi e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Criciúma, CMDPI, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Criciúma, CMDCA.