A Câmara Municipal de Cocal do Sul recebeu na terça-feira (01), a Indicação nº 0056/2025, de autoria do vereador Gilson Clemes (PL) e subscrita pelos vereadores Chicão (PL), Glicia Pgnan (MDB), Julio Fogaça (MDB) e Vicervanio Bez Fontana (MDB). O grupo sugere a criação do programa “Recicla Feira”, que incentiva a reciclagem e movimenta a economia local ao permitir que moradores troquem resíduos recicláveis por vales para serem usados na feira livre do município.
A proposta visa estimular a educação ambiental, reduzir a poluição e promover o comércio local. A ideia é que a Prefeitura instale pontos de coleta onde a população possa entregar materiais recicláveis, recebendo em troca vales que poderão ser utilizados para a compra de produtos na feira. A gestão dos resíduos ficaria a cargo do Poder Executivo, garantindo sua destinação correta.
O vereador Gilson Clemes destacou a importância do programa para fortalecer a feira municipal, que enfrenta desafios para atrair mais consumidores. “A feira, que enfrenta dificuldades e precisa de mais movimento, pode ganhar um novo fôlego com esse projeto. A ideia é simples e eficiente: os moradores poderão trocar materiais recicláveis por vales para serem utilizados na feira. Assim, além de cuidarmos do meio ambiente, também incentivamos o comércio dos nossos feirantes, gerando mais vendas e oportunidades para quem depende desse espaço”, afirmou.
Ele também ressaltou que, apesar de o município não contar com uma usina ou cooperativa de reciclagem, é possível buscar alternativas para dar um destino adequado aos materiais coletados. “Com coragem para continuar fazendo, seguimos firmes na missão de fortalecer a feira municipal e tornar Cocal do Sul uma cidade mais sustentável e economicamente ativa”, completou.
A indicação foi aprovada por unanimidade e segue para análise do Executivo Municipal, que avaliará a viabilidade da implementação do projeto.

Por Redação Coclal360