COCAL DO SUL Previsão do Tempo
foto divulgacao 2
© Divulgação
Geral

Indicações Geográficas catarinenses marcarão presença no Connection Terroirs do Brasil, em Gramado

Evento destaca o potencial dos produtos de origem brasileira, promovendo o desenvolvimento econômico e turístico de Santa Catarina

De 28 a 31 de agosto, Gramado será o cenário do Connection Terroirs do Brasil, um evento promovido pela Rossi & Zorzanello em parceria com o Sebrae, dedicado à valorização dos produtos de origem brasileira. O encontro reunirá as Indicações Geográficas (IGs) de Santa Catarina, incluindo a Maçã Fuji da região de São Joaquim, o Mel de Melato da Bracatinga, os Vinhos de Altitude de SC, os Vales da Uva Goethe e a Banana da Região de Corupá.

Ao todo, o estado possui nove IGs registradas, tendo sete delas a atuação técnica e financeira do Sebrae/SC na construção da documentação entregue ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além das que estarão presentes na feira, há a Linguiça Blumenau e a Cachaça de Luiz Alves.

Outras seis IGs estão em processo de construção com a atuação do Sebrae/SC: o Frescal de São Joaquim, Banana de Luiz Alves, Milhos Crioulos de Anchieta, Ostras de Floripa, Alho Roxo do Planalto Catarinense e o Camarão Laguna.

“O Connection Terroirs do Brasil será uma excelente oportunidade para discutir estratégias que impulsionem o desenvolvimento econômico, turístico e comercial desses produtos genuinamente brasileiros. Além disso, servirá como uma vitrine para destacar o que há de melhor em nosso estado”, afirma Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC.

No primeiro dia de evento, 28 de agosto, o Sebrae/SC, junto do Sebrae/RS e PR, promoverá uma ação de promoção das IGs do Sul do país.

O evento contará, ainda, com uma programação diversificada, incluindo palestras e apresentações de especialistas nacionais e internacionais, uma feira dedicada a produtos com IG, um circuito gastronômico e de experiências, oficinas de culinária e rodadas de networking. Temas como ESG, negócios, gestão de crise e gastronomia, sempre com foco na certificação de produtos, serão abordados por um elenco de painelistas renomados.

Entre os nomes confirmados para o Connection Terroirs do Brasil estão o publicitário Rogério Ruschel; o secretário de Planejamento do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi; o chef Marcos Livi, que explora a territorialidade na gastronomia; o diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso; a diretora do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da República Argentina, Gabriela Testa; e a coordenadora de Negócios de Base Tecnológica e Propriedade Intelectual do Sebrae Nacional, Hulda Oliveira Giesbrecht.