Olá, leitores Cocal360!
Vocês já devem ter ouvido falar em meias de compressão ou meias elásticas! É comum encontrá-las em farmácias ou lojas de produtos médicos.
De forma geral, há uma resistência muito grande ao uso delas por causa da cultura enraizada de que incomodam e esquentam. Mas graças a associação de tecnologia e ciência, hoje em dia as meias são desenvolvidas com materiais antialérgicos, como o algodão, e com microfibra que permitem adaptação climática, esquentando no frio e refrescando no calor.
A meia elástica é uma receita médica e suas diferentes compressões também devem ser indicadas individualmente de acordo com a doença e sua severidade. O uso correto gera benefício tanto em relação ao tratamento dos quadros de varizes e tromboses venosas, quanto em relação à prevenção porque propiciam o bombeamento do sangue de volta ao coração. A quantidade de sangue represado nas pernas diminui e a circulação melhora.
Como orientação geral, devem ser vestidas pela manhã e retiradas somente à noite, pois quando se está deitado o sangue flui melhor e o uso das meias é dispensável.
Usá-las preserva não só a circulação, como também gera sensação de bem-estar porque evita que ao fim do dia a pessoa tenha sensação de peso e cansaço nas pernas. Há meias específicas que podem ser usadas inclusive durante os exercícios físicos, em viagens prolongadas e no pós-operatório das cirurgias de varizes. Porém, como cada caso tem a sua indicação, a consulta com o angiologista é fundamental, pois o uso de meias elásticas sem orientação pode piorar a situação!
As meias elásticas, se usadas constantemente e manuseadas corretamente podem durar cerca de seis meses.
Fique atento: A meia correta não deve deixar a perna marcada: esse é um importante sinal de que o produto não é o ideal para você.
Muita saúde e até semana que vem.