O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi, assumiu nesta sexta-feira a presidência da presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Ele assume o cargo no ano que seria destinado ao partido progressista (PP), sucedendo o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD).
No discurso de despedida Neguinho agradeceu a todos pela colaboração no seu mandato, e conclamou os prefeitos a continuar trabalhando. “Nós temos que trabalhar para nossa região. Vamos avançando”, declarou. Ele ainda listou algumas demandas que foram bandeiras do seu mandato e frisou o pedido ao representante do Governo do Estado e subchefe da Casa Civil, Natan Monteiro, e ao novo presidente da AMREC a defesa pela reposição do efetivo policial civil e militar, e o Aeroporto Diomicio Freitas, como aeroporto de cargas para o desenvolvimento da região sul.
O recém-empossado presidente da AMREC, Agenor Coral, o Noi, disse que assumir a Associação é um momento especial. “Assumo esse desafio, pois gosto de encarrar desafios, principalmente quando são bem difíceis. Vou dar o meu melhor para estar realizando um bom mandato e honrar a confiança dos prefeitos”, comentou Noi. Segundo ele, a prioridade das demandas são saúde e segurança pública, assim como a busca de recursos para ampliar a nova sede da AMREC.
Morro da Fumaça na AMREC
Noi será o 40º presidente da AMREC e o terceiro prefeito de Morro da Fumaça, que assume a presidência da Associação. Antes, Augusto Cesar Cancelier em 1988, e depois Claudio Vasconcelos em 2004, ocuparam o cargo.
Rodízio
Pelo estatuto da AMREC, a eleição funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, de Jorge Koch, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano seria o PSDB, que tem três prefeitos (Criciúma, Siderópolis e Nova Veneza), mas num acordo com o PSD, os partidos inverteram os anos de posse. Assumindo o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, em 2022.
Passe 2023 é a vez do PP (Içara, Morro da Fumaça e Urussanga). Já no próximo ano, que seria do PSD pela ordem, será a vez do PSDB.
Histórico da Associação
A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 468 mil habitantes.
CONSELHO EXECUTIVO – 2022
- Presidente: Prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral (PP);
- 1º Vice-Presidente: Prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo (PSDB);
- 2º Vice-Presidente: Prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio (PMDB);
- 1º Secretário: Prefeito de Lauro Muller, Saionara Bora (MDB);
- 2º Secretário: Prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (PSD);
- 1º Tesoureiro: Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB);
Titulares Do Conselho Fiscal
- Prefeito de Treviso, Valério Moretti (MDB);
- Prefeito de Içara, Dalvania Cardoso (PP);
- Prefeito de Urussanga, Luiz Gustavo Cancelier (PP);
Suplentes do Conselho Fiscal
- Prefeito de Siderópolis, Ângelo Franqui Salvaro (PSDB);
- Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB).