Um importante marco foi lançado para o município de Cocal do Sul nesta semana, com a apresentação dos resultados da Análise Situacional do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL Cocal do Sul. Durante o encontro, que reuniu representantes de diferentes setores da sociedade, foram apresentadas as percepções da comunidade sobre os avanços e desafios da economia local com foco na qualidade de vida com olhar para os próximos 20 anos.
O DEL Cocal do Sul traz uma ferramenta colaborativa, que deverá reunir voluntários distribuídos inicialmente em quatro Câmaras Técnicas: Educação, Infraestrutura, Inovação e Atração de Investimento. A composição do programa também contará com os membros do Conselho de Desenvolvimento, reforçando sua abordagem participativa. A coordenação operacional será desempenhada pelo Agente de Articulação, Mateus Cechinel.
O programa, cuja metodologia é fornecida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Instituto de Desenvolvimento Local (I-DEL), oferece um modelo de gestão pioneiro para municípios que aspiram ao crescimento econômico sustentável. Com um olhar voltado para 2040.
A implementação do Programa DEL em Cocal do Sul representa a construção de uma visão planejada e ordenada para o desenvolvimento do município. O programa transcende a simples execução de projetos, pensando o município duas décadas à frente, abrangendo desde a revisão de leis até análises econômicas.
O processo que foi iniciado com entrevistas com mais de 70 lideranças locais, inclui ainda uma série de oficinas de planejamento envolvendo diversos participantes-chave, culminando na definição de missão, visão e valores. Essa abordagem gera uma plataforma de diálogo entre entidades públicas, empresas locais e organizações não governamentais, com resultados tangíveis de desenvolvimento sustentável.
Participaram da apresentação da Análise Situacional dezenas de lideranças locais, incluindo empresários, presidentes de entidades e gestores municipais. A apresentação dos trabalhos foi conduzida pelas consultoras do I-DEL, Aline Nandi, Rosane Kaspari e Joclélia Alves.
Na oportunidade, o prefeito Fernando de Fáveri falou da importância do programa, destacando ainda a importância do voluntariado. “O pontapé inicial para projetar nossa cidade para os próximos 20 anos foi iniciado através de uma parceria entre o governo municipal e a FACISC-DEL. Um momento especial para o município onde os cidadãos e as entidades organizadas poderão contribuir de forma conjunta para projetar o futuro. Quem ama nossa cidade terá a oportunidade de contribuir com informações para transformar sonhos em realidade”, destaca o prefeito.