A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou nesta terça-feira (18) a lista de premiados da sua 16ª edição. Ao todo, foram inscritos 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares. Esta edição da olimpíada teve a participação de 5.561 municípios, o que representa 99,84% do total de cidades do país, um número recorde na história da premiação.
Serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 16ª OBMEP serão realizadas em data ainda a ser definida.
A prova é dividida em três níveis de conhecimento:
- Nível 1: Estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental.
- Nível 2: Estudantes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental.
- Nível 3: Estudantes do Ensino Médio
Em Cocal do Sul, o estudante Gabriel Engel de Souza da Silva da EEF. Cristo Rei conquistou a medalha de bronze no nível 1 da prova e outros 13 alunos receberão Menção Honrosa pelo desempenho no teste.
Confira a lista completa de premiados em Cocal do Sul
Medalha de Bronze (Nível 1):
- Gabriel Engel de Souza da Silva – EEF. Cristo Rei
Menção Honrosa (Nível 1):
- Cristian Silveira Zomer – EEF. Demetrio Bettiol
- Davi da Rosa de Souza – EEF. Demetrio Bettiol
- Isabela Elizeu Echamendi – EEF. Cristo Rei
- Isabella da Silva – EEF. Cristo Rei
- Kerolyn Fernandes Rosseti – EEF. Demetrio Bettiol
- Miguel Custódio de Moraes – EEB. Profª Francisca M. de O. Búrigo
Menção Honrosa (Nível 2):
- Bianca Martinhago Pandini – EEF. Cristo Rei
- Gabriel Durante Sartor – EEF. Demetrio Bettiol
- Gianluca dos Santos – EEF. Cristo Rei
- Isabella Cachoeira de Moraes – EEB. Profª Francisca M. de O. Búrigo
- Israel dos Santos Vieira – EEF. Demetrio Bettiol
- Jeison Branco da Silva – EEF. Cristo Rei
- João Paulo Andrade Maciel – EEF. Demetrio Bettiol
Incentivo aos premiados
A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).
Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm acesso a encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático.
Os medalhistas que se matricularem em curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os candidatos selecionados podem realizar estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área e recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq.
A relação com todos os premiados pode ser conferida aqui.
Por Ana Paula Nesi – com informações de Alana Gandra – Agência Brasil