Na decoração do Natal Encantado de Urussanga, todos os anos, as equipes sempre apresentam uma novidade que ilustra algumas particularidades da cultura do município.
No ano passado, a árvore de natal com garrafões de vinho foi o que mais chamou atenção na Praça Anita Garibaldi.
Este ano, os Departamentos de Cultura e Turismo inovaram, foram além da expectativa, confeccionado uma Árvore de Natal com 7 metros de altura, ornada com 145 balaios, totalmente artesanais.
Os grandes artistas, os artesãos que confeccionaram os balaios, foram os servidores públicos, José Magalhães e Francisco Urbano (Chico). Ambos trabalham no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira na função de manutenção e limpeza do Parque, e também, sempre muito envolvidos nas decorações de Natal, Páscoa e Festas.
Confecção dos Balaios
Os balaios são estruturados com malha em cipó e o preenchimento (trama) em bambu. O corte do cipó foi efetuado na lua minguante para evitar o ataque de insetos. Os cipós foram coletados no terreno de seu Hilário Mariot em matas circunvizinhas do Parque Municipal. Somente após a depuração minuciosa dos ramos dos cipós, é iniciada a confecção dos balaios de forma absolutamente manual.
Posteriormente à confecção, os balaios são colocados na sombra por um período de uma semana. Após esse tempo, são expostos ao sol para finalizar a secagem e evitar o surgimento de mofo e ataque de insetos xilófagos.
Todo este processo, durou mais de quatros meses, tendo uma média de quase dois 2 balaios sendo confeccionados por dia. Existem três tipos de tamanhos dos balaios que envolvem a árvore: Os maiores, que ficam no sopé da árvore, os intermediários que ficam no meio da árvore, e os pequenos, que ficam na parte alta da árvore. A árvore é finalizada com uma estrela confeccionada com corda de sisal, também muito utilizada no cotidiano de nossos antepassados.