COCAL DO SUL Previsão do Tempo
outubro rosa e novembro azul o cuidado nao pode parar shutterstock 1835987908 scaled 1
Saúde

Outubro Rosa e Novembro Azul: o cuidado não pode parar

As unidades de saúde do município continuam oferecendo todos os exames necessários para o cuidado e prevenção dos cânceres.

Terminado os meses oficiais de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e próstata, fica o alerta: o cuidado não pode parar. “Homens e mulheres devem continuar se cuidando. Esse cuidado deve ser diário, nos doze meses do ano”, é o que afirma a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Glícia Pagnan.

Ela destaca que essas campanhas são sim importantes para chamar a atenção da população para esse cuidado, mas que os trabalhos de prevenção continuam sendo oferecidos gratuitamente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano. “Procure os serviços de saúde. Todos os meses do ano, de segunda a sexta-feira, as unidades estão abertas e a disposição”, frisa a profissional.

Cuidar da saúde é uma responsabilidade individual. “O principal responsável pela sua saúde é você mesmo. Não adianta apenas colocar a obrigação em cima dos profissionais da área. Cada um deve olhar para si, na sua rotina, no seu dia a dia e nos seus hábitos de vida e ter esse cuidado e procurar a prevenção também”, finaliza Glícia.

O câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos de câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados apenas em 2020. (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres), segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês). A IARC nada mais é, que a agência especializada em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais comum em mulheres de todas as regiões, fiando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. As taxas são mais elevadas nas regiões mais desenvolvidas (Sul e Sudeste) e a menor é observada na região Norte.

O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, segundo o INCA.

O câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no país (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).  Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer, o número de mortes em 2019, foi de 15.983 brasileiros com a doença.

Texto: Ana Paula Nesi / com informações do INCA e IARC