Participar de uma corrida, seja uma maratona ou qualquer competição, é motivo de superação para qualquer pessoa. Se essa pessoa for portadora de algum tipo de deficiência, a superação ganha um significado ainda maior. Esse é o objetivo do Treinão Solidário que está sendo promovido pelo Governo de Cocal do Sul – a inclusão social.
O evento é uma parceria da F6D Assessoria Esportiva com a Autarquia Municipal do Desporto de Cocal do Sul, contando também com o apoio da Coopercocal e Pernas Solidarias de Içara. O projeto visa incentivar os que nunca participaram de uma corrida. O Treinão Solidário não é caracterizado como uma competição e sim como um percurso em bloco. Todos poderão participar, podendo ajudar a transportar as pessoas com deficiências (PcDs). O evento vai acontecer no dia 27 de agosto, às 16h.
“Queremos proporcionar para eles essa experiência que é a corrida e também arrecadar doações de alimentos, com a finalidade de doar para a Apae; as pessoas que, muitas vezes, têm receio de se inscrever em uma corrida de rua terão a oportunidade de ver e participar do Treinão Solidário”, ressalta o professor Fabrício Demétrio, um dos responsáveis pelo evento.
Para a corrida, já estão confirmados 20 participantes PcDs que irão fazer um percurso de 5km. Dessa forma, os interessados em serem guias dos participantes podem se inscrever pelo número (48) 99611-7473. O custo, será a doação de um litro de leite ou um pacote de café no dia da competição.
“O importante é fazer com que as pessoas saibam que o intuito é a inclusão social, por meio do projeto Pernas Solidarias. Triciclos serão disponibilizados para que as PcDs possam participar da prova de corrida”, frisa o responsável pela Autarquia do Desporto do município, Jean Reis. Ao final do trajeto, será realizada a premiação e a entrega de medalhas.