O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, apresentaram nesta segunda-feira (10) o calendário e o início de pagamento do abono salarial PIS/PASEP 2022.
De acordo com Lorenzoni, o pagamento do abono salarial referente ao período trabalhado em 2020, serão pagos nos meses de fevereiro e março. “Anteriormente ele acontecia no ano posterior, e por recomendações dos órgãos de controle, o ministério do trabalho que foi recriado em meados no ano passado, ficou com a responsabilidade de fazer a identificação que anteriormente era feita, no caso do Pis pela Caixa Econômica Federal e do Pasep pelo Banco do Brasil, numa ação conjunta com os bancos, o ministério e a Dataprev. Foi feita a identificação e individualização e a determinação daqueles que teriam a possibilidade de receber o abono”, explica o Ministro, justificando o atraso e garantindo que 23 milhões de trabalhadores terão direito aos valores que podem chegar a R$ 1.212,00. “A caixa vai fazer o pagamento de 22 milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras através do Pis e o banco do Brasil, através do Pasep tem mais 1 milhão de pessoas no calendário que vamos apresentar”, garante.
Critérios para ter direito ao recebimento do abono salarial
Recebimento do PIS
Serão 22 milhões de brasileiros a receber valores através da caixa referente ao Pis, e a forma de recebimento é variada conforme informações da caixa.
O pagamento ocorrerá a partir de 8 de fevereiro d acordo com o mês de nascimento segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Ele detalha ainda que os beneficiários dos municípios de Minas Gerais e da Bahia afetados pelas chuvas receberão no primeiro dia de pagamento, independente do mês de nascimento.
Pagamento do Pasep
Os beneficiários do Pasep, que segundo o Ministro Onix Lorenzoni somam mais de 1 milhão de trabalhadores, receberão a partir de 15 de fevereiro pelo Banco do Brasil, conforme o calendário abaixo:
Veja na íntegra e saiba todos os detalhes
Por Ana Paula Nesi