Na tarde desta terça-feira (3), Fernando de Faveri (MDB) reassumiu o cargo de prefeito de Cocal do Sul. Ele estava afastado da função pública desde a Operação “Fundraising” e, nesta segunda-feira (2), teve as medidas cautelares revogadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, permitindo seu retorno ao comando do município.
Fernando, que passou 29 dias no Presídio Santa Augusta e foi liberado em 18 de julho com restrições que o impediam de exercer o mandato, retorna para concluir sua gestão, que se encerra no próximo dia 31 de dezembro. Apesar de concorrer à reeleição, ele não conseguiu sucesso nas urnas. De Fáveri e os outros investigados na operação, se tornaram réus em outubro, em ação penal que apura ilícitos contra a administração pública.
Em vídeo publicado nas redes sociais na noite de segunda-feira, Fernando declarou que sempre acreditou que a mesma justiça que o tirou o mandato iria devolvê-lo. “E assim será todo esse processo, porque eu sou absolutamente convicto da minha inocência. Essa decisão, que tardou, mas não falhou, contribuiu para que nossa gestão, que vinha transformando Cocal do Sul, fosse interrompida. Mas tudo tem seu tempo”, destacou.
Ele também agradeceu ao vice-prefeito Erik e à equipe pelo trabalho realizado durante sua ausência. “Vou terminar o meu mandato com a mesma energia que assumi há quase quatro anos atrás. Sou grato pela confiança e carinho das pessoas, pela oportunidade de governar a cidade que amo, e por transformar os sonhos da população em realidade. Quero agradecer ao meu vice Erik e toda equipe pela condução dos trabalhos neste período. Vamos com fé, coragem e trabalho sempre em frente, fazendo da nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver.”
A cerimônia de retorno ao cargo ocorreu às 15h, na Prefeitura Municipal, com a presença de autoridades, imprensa, amigos, familiares e apoiadores, marcando oficialmente a retomada de Fernando à liderança do município.