O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma parceria do INSS com entidades civis, que visa auxiliar os segurados na utilização dos serviços da plataforma do INSS Digital, que consiste no acesso virtual aos serviços do Instituto. Estabelecido pelo INSS desde 2017, o ACT foi acolhido pela COBAP, que já possui o INSS Digital em entidades da região nordeste e atua pela ampliação do serviço em todo o país.
Na manhã desta terça-feira (11), Warley Martins, presidente da COBAP, participou da abertura do encontro realizado na sede da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (FEAPESC), com presidentes das associações do estado, para tratar sobre o tema. Na ocasião, o líder falou sobre a importância da parceria para as entidades: “Além do auxílio prestado aos segurados do INSS, a parceria possibilita a aproximação com os associados, o que intensifica a amplia o engajamento social das associações”, ressaltou Warley. “Estar próximo ao associado e ampliar os benefícios oferecidos, é fundamental para o nosso segmento”.
Iburici Fernandes, presidente da FEAPESC, lembrou que desde o início tem acompanhado e avaliado o serviço e que acredita que o ACT é um auxílio importante. “Implantar o INSS Digital nas associações significa um auxílio prestado à sociedade e essa é a nossa função”, analisou.
Em seguida, o consultor jurídico, Eric Fidelis, traçou um histórico do INSS Digital e reforçou a função do Acordo de inserir os segurados na modernização dos serviços do Instituto. Além de reduzir as filas de atendimento nas agências do INSS, a modernização do INSS Digital também reduz os custos da administração pública e facilita o acesso dos segurados ao serviço.
No encerramento do encontro, presidentes e representantes de cerca de dez associações do estado definiram a implantação do INSS Digital nas entidades ainda no primeiro semestre deste ano.