A APAE de Cocal do Sul participou do XVIII Congresso das Apaes de Santa Catarina, realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, em Balneário Camboriú. O evento, que teve como tema “Pessoa com Deficiência: Perspectivas Contemporâneas nos Diferentes Ciclos de Vida”, reuniu as Apaes catarinenses, promovendo um importante espaço de troca de conhecimentos sobre inclusão, autonomia das pessoas com deficiência, direitos, e autismo.
A professora de música, Anetais Candido, destacou o impacto do congresso. “Nos aprofundamos e nos apropriamos de conhecimento e experiência com palestrantes e colegas. Foi uma oportunidade extraordinária e enriquecedora. Além dos conteúdos, pudemos conhecer novidades em materiais pedagógicos, como jogos e salas sensoriais. Estamos ansiosas para compartilhar tudo com nossos alunos e colegas da APAE de Cocal do Sul”, declarou.
Além do congresso, o encontro incluiu o Fórum de Autogestão e Autodefensoria e o Fórum da Família, ampliando as discussões sobre o protagonismo das pessoas com deficiência e o papel das famílias no processo de inclusão. A APAE de Cocal do Sul enviou oito profissionais, entre professoras e uma psicóloga, além de dois alunos autodefensores, para participar das atividades.
“No domingo à noite, tivemos a cerimônia de abertura com a palestra da jornalista Laine Valgas, que falou sobre ‘A construção de relacionamentos saudáveis no ambiente profissional’ e autoconhecimento”, destacou a psicóloga da APAE, Priscilla Sampaio. Ela conta que nos dias seguintes, os participantes acompanharam também, o Fórum Estadual de Autodefensoria e Autogestão, onde discutiram temas como “Autonomia e independência da pessoa com deficiência”, “Desafios da família” e o “O papel da Autodefensoria”. Segundo Priscilla, os alunos e os profissionais puderam socializar e trocar ideias durante o evento, o que foi muito enriquecedor.
O impacto prático dos conhecimentos adquiridos foi muito positivo, segundo Vanessa Garcia, professora da turma de Estimulação Precoce. “Foi uma experiência enriquecedora para nossa equipe, nos permitindo expandir nossos conhecimentos e aprender novas técnicas e estratégias. Encontramos stands com materiais de reabilitação e estimulação, como salas multissensoriais, painéis e jogos pedagógicos, que vão nos ajudar a despertar emoções e experiências sensoriais nos nossos alunos”, pontuou.
Com as novas ideias e técnicas aprendidas, a APAE de Cocal do Sul segue ainda mais preparada para continuar promovendo a qualidade de vida e a autonomia dos mais de 180 alunos atendidos pela instituição.
Por Ana Paula Nesi