Grandes eventos ao ar livre sem controle de público, como as festas e shows, estão proibidos em Santa Catarina. É o que determina a nova portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (30). Com isso, a programação do Réveillon 2022, pode sofrer alterações.
Ficam proibidos então, festivais e apresentações musicais, bem como outros eventos ao ar livre que provoquem aglomerações e público estimado superior a 500 pessoas, sendo assim difícil de implantar o protocolo de “Evento Seguro”.
Um dos motivos para a medida, segundo a SES, é o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a disseminação da variante Ômicron. Dois casos foram confirmados no Brasil, em São Paulo, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira.
A portaria reforça também a obrigação dos estabelecimentos de seguirem o protocolo do Evento Seguro. O protocolo prevê o acesso aos eventos de adultos com 18 anos ou mais, totalmente imunizados contra a Covid ou com teste negativo para a doença. Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter, ao menos, a primeira dose ou o teste negativo. O uso de máscaras continua sendo obrigatório nos ambientes fechados.
Por fim, o decreto prorroga a proibição de aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza.
Shows de fogos no Réveillon
A SES informou em nota que, em caso de shows de fogos, entende-se que é possível manter o distanciamento mínimo permitido, sem aglomerações, e, por isso, atende às regras da portaria publicada nesta terça-feira.
Mas, eventos como shows ou festivais, que tenham um grande público, com estimativa de mais de 500 pessoas, não estariam permitidos, já que não é possível implantar o protocolo “Evento Seguro”.