COCAL DO SUL Previsão do Tempo
projeto sementes do futuro planta educacao ambiental com leveza e diversao em cocal do sul whatsapp image 2025 03 28 at 19.49.47
© Divulgação
Cultura

Projeto Sementes do Futuro planta educação ambiental com leveza e diversão em Cocal do Sul

Espetáculo do Circo Teatro Biriba alcança mil estudantes com mensagens sobre reciclagem, uso consciente e preservação da natureza

O Circo de Teatro do Biriba apresentou, na última semana, em Cocal do Sul, o espetáculo infantil “Projeto Sementes do Futuro”. As apresentações aconteceram no Centro de Eventos Jardim Itália, de 25 a 28 de março, e encantaram o público com uma proposta educativa e lúdica.

Em quatro dias, cerca de mil alunos do pré ao 6° ano de escolas municipais e estaduais, além de educandos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), participaram da iniciativa. Com entrada gratuita, o projeto tem como objetivo despertar a consciência ambiental de maneira leve e interativa.

Temas como a importância da reciclagem, da coleta seletiva, do uso consciente da água e da energia, além da valorização das profissões, foram abordados de forma divertida. O projeto também leva conhecimento sobre a fauna e flora brasileiras, reforçando a conexão com o meio ambiente.

O espetáculo, protagonizado pelo Palhaço Biriba, foi um sucesso entre os estudantes. Por meio de brincadeiras, perguntas e interação direta com as crianças, Biriba encantou o público. “Sementes do Futuro propõe uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental, ensinando as crianças sobre o impacto de nossas ações no planeta. E por meio das brincadeiras conseguimos passar essa mensagem a elas”, destacou Geraldo Passos, o Palhaço Biriba.

O diretor de Cultura e Turismo de Cocal do Sul, Juarez Fogaça, também reconheceu a importância da ação. “O projeto Sementes do Futuro que passou por Cocal com ele, o Biriba e sua equipe, foi um privilégio para mais de mil crianças, com muito aprendizado, trocas de boas energias e largos sorrisos. Parabéns a todos os envolvidos, que mais uma vez provaram que, enquanto existir a criança, o circo não morrerá”, enfatizou.

O “Sementes do Futuro” se consolidou como uma das ações culturais mais impactantes da região sul. Ele tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), que permite que empresas contribuam com créditos de ICMS para projetos culturais. A realização também contou com o incentivo das empresas Super das Frutas, Lojas Adelino, Faimec Móveis e Liga Química Industrial, essenciais para a execução da proposta.