COCAL DO SUL Previsão do Tempo
tribuna legislativa confira o que foi assunto na 35a sessao ordinaria de cocal do sul microfone tribuna 1
© Ana Paula Nesi
Política

Segurança e Cultura marcam falas da Tribuna na 38ª Sessão da Câmara em Cocal do Sul

Reunião foi realizada na noite de terça-feira (29), e dois vereadores fizeram uso do espaço para expor ideias e opiniões.

Na 38ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Cocal do Sul, realizada nesta terça-feira (29), dois vereadores usaram a tribuna para abordar temas de interesse comunitário. Entre os destaques, mencionaram-se a finalização das obras em um parque infantil e a exposição “Do Lixo ao Luxo” no museu local, que promove a arte sustentável. Além disso, discutiu-se a segurança pública em áreas residenciais devido à presença de cães de grande porte, reforçando a necessidade de fiscalização adequada.

Manutenção de parques inacabadas e exposição ‘Do Lixo ao Luxo’ são destaques na fala de Marcel

Na sessão da Câmara de Cocal do Sul, o vereador Marcel Freitas (PSD), iniciou sua fala parabenizando os servidores públicos pelo seu dia, comemorado em 28 de outubro. Ele destacou a importância desses profissionais para o município. “Parabéns a todos aqueles servidores que atendem o nosso maior tesouro, nosso maior patrimônio, que são as pessoas, aqueles que atendem com muito carinho, com muito afinco, aqueles que realmente prestam um excelente trabalho para a população.”

Em seguida, Freitas comentou sobre o estado de conservação de um parque infantil. Ele mencionou que, apesar de reformas recentes, o trabalho ficou incompleto, sendo necessário finalizar a parte de trás do local. “Na parte da frente, colocaram todas as grades, pintadas, realmente quem passa pela frente está muito bonito. Só que na parte de trás, se vocês olharem outras fotos ali, não terminaram o serviço.” Marcel pediu que a administração finalize o trabalho e aproveitou para sugerir a criação de uma comissão de transição para vistoriar o estado dos prédios e equipamentos públicos, como parquinhos, escolas e frotas de veículos, a fim de evitar futuros problemas administrativos.

Além disso, ele mencionou a abertura da exposição “Do Lixo ao Luxo”, realizada pela artista local Anne Haut, no museu de Cocal do Sul. A mostra transforma resíduos descartáveis em peças de arte, incentivando a reutilização de materiais. “Vale a pena, gente. Vale a pena a gente fazer uma visita aqui no museu de Cocal. É aberto ao público para visitar esses trabalhos que ela faz com tanto carinho, com tanto amor. Aquilo que estaria sendo jogado fora, poluindo o meio ambiente, às vezes por descarte errado, ela está transformando aqui em uma obra de arte.”

O vereador concluiu ao destacar o apoio da Lei Paulo Gustavo na realização da exposição e frisou a importância de valorizar os talentos locais, mencionando que muitas vezes o município possui trabalhos magníficos que não recebem o devido reconhecimento da comunidade.

seguranca e cultura marcam falas da tribuna na 38a sessao da camara em cocal do sul img 1608

Chicão propõe reforço na fiscalização sobre cães de grande porte em áreas residenciais de Cocal do Sul

Na tribuna desta terça-feira (29), o vereador Valdnei da Silva, conhecido como Chicão (PL), abordou um incidente envolvendo cães da raça Pitbull, ocorrido na Avenida Felisberto, no bairro Vila Nova. De acordo com o vereador, os moradores estão apreensivos com a presença de dois Pitbulls que vivem soltos em uma casa de aluguel na região. Segundo relatos, no último fim de semana, um dos Pitbulls atacou um outro cão, sendo necessária a intervenção de dois moradores para cessar o ataque.

Chicão ressaltou que sua preocupação não é com a posse de cães da raça, mas com a segurança, enfatizando que “é necessário um local apropriado e seguro para esses animais, com muro e cercado, para evitar riscos”. O vereador também mencionou o temor de que o problema cresça e afete diretamente a população, especialmente em uma área movimentada onde há uma padaria e constante fluxo de pessoas.

Durante o pronunciamento, o vereador leu trechos da Lei nº 14.204, que regulamenta a criação e circulação de cães da raça Pitbull no estado de Santa Catarina, incluindo restrições para locais públicos e a responsabilidade dos proprietários por danos causados. “É obrigatório, a partir dos 6 meses de idade, a esterilização de todos os cães da raça Pitbull”, destacou. Chicão ressaltou que esta é a segunda ocorrência, referindo-se a um incidente similar, no qual o mesmo cão tentou atacar outro animal.

Para garantir a segurança e a efetividade da legislação, Chicão solicitou que o município fiscalize o cumprimento da Lei nº 14.204 e pediu que seja realizada uma reunião com a presença de representantes da polícia militar, civil e do executivo municipal. Ele sugeriu que todos os vereadores participem dessa discussão para assegurar o cumprimento da lei e proteger a comunidade local. Concluiu dizendo que “quer ter o cão? Não sou contra. Mas tem que ter o local com segurança, para não colocar ninguém em risco”.

seguranca e cultura marcam falas da tribuna na 38a sessao da camara em cocal do sul img 1616

Confira a Sessão na Íntegra

A próxima Sessão Ordinária, ocorre na terça-feira, 05 de novembro, às 19 horas. Siga a Câmara Cocal do Sul nas redes sociais e fique por dentro dos principais acontecimentos do Poder Legislativo: Instagram – Facebook – YouTube