COCAL DO SUL Previsão do Tempo
strongtrabalhador e a sua saude vascularstrong whatsapp image 2022 04 27 at 23.17.58 1
© Divulgação
Colunistas

TRABALHADOR E A SUA SAÚDE VASCULAR

Práticas e benefícios da medicina preventiva com a Dra. Ana Nazário

Olá, leitor Cocal360!

Sabemos que trabalhar deveria representar uma fonte de realização e ser uma das bases para o processo de identidade do cidadão; porém, em algumas profissões pode se transformar em elemento nocivo à saúde quando suas atividades laborais contêm processos capazes de desgastar o corpo.

Alguns estudos realizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostram que as varizes acometem até 80% da população mundial nos casos de grau mais leve, e que uma jornada semanal excessiva (acima de 55 horas) aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de óbitos por elas. Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prevenível no planeta.

Cientistas relacionam o estresse a infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) porque, segundo uma pesquisa feita, situações estressantes provocam baixa na imunidade que pode favorecer à formação de coágulos, elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

Já as varizes, além de fatores genéticos, têm surgimento precoce ou piora quando relacionadas às rotinas de trabalho, como a postura e o tempo que os trabalhadores permanecem em pé ou sentados por muitas horas sem movimentar as pernas. Além do incômodo, existe o risco de trombose porque a circulação fica lentificada, possibilitando a formação de coágulos que bloqueiam o fluxo de sangue na região das pernas.

Os principais fatores de risco para doenças vasculares são o histórico familiar, sobrepeso, tabagismo, colesterol elevado, sedentarismo e estresse. Logo, independentemente da profissão, quem possui ao menos um destes fatores deve ter maior atenção com sua saúde.

As doenças cardiovasculares podem gerar uma morbidade (conjunto de causas que podem desencadear uma doença) significativas, afetando, também, a produtividade no trabalho.

A geração de aposentadorias e a restrição de atividades da vida diária e de lazer, tornaram-se significativas. Assim sendo, observamos cada vez mais, em nossa sociedade, equipes com caráter multidisciplinar que ouvem, orientam e alertam medidas e atitudes visando a saúde vascular e a emocional.

Seguem algumas dicas para contribuir com a melhora e a prevenção de sua saúde vascular e emocional:

  • – Identifique o que está provocando o estresse.
  • – Fique atento aos sinais do seu corpo.
  • – Seja flexível, não abrace o mundo e não guarde os problemas para si.
  • – Conheça o emprego antes de aceitá-lo e não limite sua vida ao trabalho.
  • – Fortaleça o seu sistema imunológico por meio de uma alimentação equilibrada e controle do peso.
  • – Durma pelo menos 8 horas por dia.
  • – Movimente-se de tempo em tempo durante o expediente (p.ex: movimente os tornozelos ou levante sempre que possível e caminhe).
  • – Hidrate-se ao longo do dia. Não menos que de 2 a 3 litros (8- 14 copos) de água ao dia.
  • – Pratique atividades físicas regularmente.

Fique atento! Independentemente de o trabalho ser presencial ou remoto, os cuidados devem ser os mesmos.

É equivocada a sensação de achar que quando estamos trabalhando em casa, estamos descansando mais. Um número maior de horas trabalhadas significa maior cansaço e menos tempo para a prática de exercício físico e lazer; menos tempo para organizar uma alimentação mais saudável; aumento de bebidas com cafeína e de energéticos para ficar trabalhando até mais tarde, impactando negativamente na saúde. Além disso, caso já tenha sido constatada alguma doença vascular, a orientação médica é primordial.

Muita saúde e até semana que vem!

Ana Nazário

Dra. Ana Nazário CRM-SC 14261/ RQE 11544/ RQE 19776, médica Angiologista e especialista em Doppler Vascular e responsável técnica da Clínica Scan- Diagnóstico Por Imagem e Medicina Preventiva.