Olá, leitor Cocal360!
Quer saber mais sobre esse exame?
Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre esse exame tão importante. Também chamado de Doppler, Duplex Scan, Eco color ou Eco-Doppler. A seguir, algumas informações para que você saiba mais a respeito deste procedimento tão importante. Acompanhe!
Os vasos sanguíneos são responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes essenciais a órgãos e tecidos do nosso corpo para garantir o correto funcionamento do organismo. Por serem tão essenciais à nossa saúde, qualquer alteração na circulação sanguínea pode ser sinal de uma doença grave e necessita de um diagnóstico preciso quanto antes.
O ultrassom com Doppler é um exame realizado para avaliar a condição das artérias e veias do nosso corpo. Muito mais do que avaliar a estrutura do vaso – como dimensão e presença de obstrução – o exame permite avaliar, também, o fluxo sanguíneo, fornecendo informações sobre a direção e velocidade do sangue em cada veia ou artéria.
Auxilia o médico vascular no correto diagnóstico de diversas doenças que acometem o sistema vascular. Por meio da verificação e da análise do fluxo sanguíneo. O procedimento é útil em muitas situações, contribuindo para diagnosticar e avaliar, principalmente:
- varizes;
- aneurismas;
- trombose venosa profunda;
- doença arterial periférica;
- doença carotídea.
O exame é não invasivo, indolor e consiste na colocação de um aparelho na região do corpo a ser analisada e que por meio de ondas sonoras emitidas e convertidas em imagens no monitor, permitem ao médico analisar a estrutura do vaso e o fluxo sanguíneo na região. A duração do Ultrassom varia de acordo com o órgão ou tecido a ser analisado, mas, geralmente, dura de 20 minutos a 1 hora, podendo ser realizado por pacientes de todas as idades e até mesmo em gestantes.
Por exemplo, o Doppler arterial dos membros inferiores permite avaliar a circulação arterial com a finalidade de identificar placas de gorduras, obstruções e demais alterações no fluxo arterial. Já o Doppler de Aorta e Ilíacas tem como objetivo analisar a estrutura e o fluxo sanguíneo, sendo muito útil no diagnóstico de aneurismas. O Doppler de Carótidas e Vertebrais é muito solicitado também pelo cardiologista, geriatra e neurologista. Permite a avaliação da circulação que vai para o cérebro. O exame é utilizado para a detecção precoce da doença aterosclerótica (placas de gordura). No entanto, o mais conhecido da população, é o Doppler venoso dos membros inferiores. Este exame é realizado para avaliar o fluxo sanguíneo do sistema venoso, sendo importante quando o paciente tem varizes ou na suspeita de trombose.
A ultrassonografia com Doppler possui sua importância tanto no diagnóstico quanto na prevenção de doenças vasculares.
Muita saúde e até semana que vem.