Com a chegada do verão e das altas temperaturas, praia e comidas consumidas sem o devido zelo, aumentam os casos de intoxicações. Isso ocorre porque o calor possibilita a proliferação de vírus e bactérias e, portanto, é preciso tomar cuidado com o armazenamento e transporte dos alimentos. “As doenças diarreicas agudas são causadas pelo aumento do consumo de alimentos e bebidas contaminadas, contato com água imprópria para banho e aumento na circulação de vírus, bactérias e parasitas”, explica Fábio Gaudenzi de Faria, médico infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC).
As causas das doenças diarreicas também estão relacionadas ao preparo e acondicionamento incorreto de alimentos, ao consumo de bebidas (água, sucos, gelo) de procedência duvidosa e à ausência de cuidados com a higiene pessoal (lavagem das mãos).
‘’Tente evitar o consumo de alimentos na praia, consuma preferencialmente o alimento que você preparou em casa ou, então, procure locais que tenham um sistema de refrigeração, uma estrutura mais adequada para venda e armazenamento desses alimentos’’, sugere o médico.
A principal manifestação da doença é o aumento do número de evacuações, podendo ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Em alguns casos, há presença de muco e sangue nas fezes. Aparecendo qualquer dos sintomas, procure imediatamente atendimento médico.