Um assunto chamou a atenção na sessão da Câmara de Vereadores de Cocal desta terça-feira (14). A vereadora Maria Luiza Da Rolt (PP), após fiscalizar a documentação da frota da Prefeitura, falou que diversos veículos do município estão com o licenciamento vencido, além de muitas multas em aberto. A denúncia foi confirmada com a apresentação de imagens retiradas do site do Detran.
“O que acontece quando um veículo não está em dia com o licenciamento? É considerada infração gravíssima, gera remoção do veículo ao pátio e rende sete pontos na carteira. Agora você espera que um veículo da prefeitura esteja com licenciamento atrasado desde 2022? Veículos da nossa prefeitura não estão circulando porque estão sem licenciamento, por falta de pagamento”, relatou.
Entre os veículos com problemas, estão alguns utilizados pela Secretaria de Saúde, além de ônibus e até mesmo ambulância. “Para a minha surpresa, justo na área da saúde, que precisa estar constantemente levando e buscando pacientes. Há o exemplo de um veículo Spin que atende fora do município. Ele certamente está parado, pois somente um Governo irresponsável para colocar rodar um carro desses. É injustificável o atraso de pagamento. Sem contar as multas que estão pendentes. São oito no total, inclusive por não identificação do infrator, que gera duplicidade da mesma multa”, apontou.
Sobre os casos
Maria Luiza ainda mostrou que há uma ambulância com licenciamento em atraso desde agosto de 2022, além de multa encaminhada para dívida ativa. Na educação há um carro com multa devido ao uso de celular ao volante e por avançar o sinal vermelho. Um microônibus com licenciamento atrasado e multa por não uso de cinto de segurança. Situações que podem ser evitadas. “Eu gostaria de entender o que justifica isso, até porque um Município precisa dar o exemplo. Como que vai cobrar do cidadão suas irregularidades e não faz o dever de casa. Sem contar que um licenciamento gira em torno de R$ 142,00 e a prefeitura é isenta de IPVA. É algo de custo muito baixo. A Prefeitura não tem dinheiro para colocar isso em dia? Ou é pura desorganização e falta de responsabilidade mesmo?”, questionou.
Maria Luiza ainda falou que não adianta o prefeito ir no Legislativo discursar e dizer que “parece que fizeram macumba, colocando o nome dele e do vice-prefeito dentro de um sapo e amarrando”, justificando as coisas ruins ou erradas que ocorrem no governo.
“Coitado do sapo, porque o que acontece no município não é por que os do contra não deixam trabalhar, muito pelo contrário. Esse é o reflexo da ineficiência administrativa, da desordem, do calate boca no funcionário, enterraram o modelo de gestão passada, fazem o que querem, como bem entendem. Uma hora a conta chega, as coisas aparecem e o povo enxerga”, salienta.
A vereadora finalizou o seu discurso chamando a atenção para uma reflexão.
“Não se define um Governo bom ou muito bom apenas pelas obras que faz. Você pode fazer milhões em obras, mas se o Governo não consegue nem manter o básico, cumprir com suas obrigações simples, é o que eu chamo de propaganda enganosa. Aplaudir político por fazer obra com dinheiro público é o mesmo que aplaudir o caixa eletrônico por entregar o teu próprio dinheiro. Um Governo, um prefeito tem que ser aplaudido pelas obras, pela sua eficiência administrativa, pelo cumprimento do que é certo, pelo zelo a cidade, pelo respeito entre os colaboradores e a população, pela capacidade de fazer gestão pública, pelo exemplo que dá”, conclui a vereadora.
Confira as imagens apresentadas pela vereadora:
Por Redação Cocal360