Olá, leitor Cocal360!
Vai viajar? Leve umas dicas para sua saúde vascular!
Estamos todos ansiosos por férias e viagens. A epidemia parece ter dado uma trégua e com isso muitos se preparam para viajar. Por isso é importante manter a atenção e os cuidados com a circulação.
Para aqueles que já se programaram, saiba que qualquer meio de transporte quando se permanece sentado imóvel durante longos períodos pode colocar alguns viajantes em risco aumentado de TVP (trombose venosa profunda) de 2 a 4 vezes. Viagens com mais de quatro horas de duração já são preocupantes, e a trombose venosa pode ocorrer até 4 semanas depois do evento.
O sangue chega às estruturas, incluindo os membros inferiores, através das artérias e é por meio da circulação venosa que as veias das pernas levam o sangue de volta ao coração, fazendo uma força muito grande para vencer a gravidade.
Neste contexto de proteção ao sistema circulatório, não podemos menosprezar o coronavírus. É de conhecimento geral que muitas manifestações circulatórias estão associadas aos efeitos da contaminação, predispondo a complicações que podem resultar em derrame cerebral, infarto do miocárdio, trombose arterial, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Mesmo entre os vacinados, é importante manter os cuidados com a circulação.
Apesar de que cada caso deve ser tratado de forma individualizada, algumas medidas simples, porém importantes, podem proteger nosso sistema circulatório durante as viagens e reduzir o risco de trombose venosa.
Uma delas para ajudar a mover o sangue para o coração é o uso meias de compressão, mas evite meias elásticas muito apertadas e permanecer sentado com as pernas cruzadas por longos períodos. E não utilize a meia pela primeira vez na viagem, teste-a antes num dia normal e não calce meias elásticas emprestadas, ou velhas, elas não só podem garrotear e piorar a situação como estarem frouxas e não ajudarem em nada.
Alongue seus pés e exercite suas pernas durante as viagens de avião, carro ou ônibus.
Beba água para evitar a desidratação e reduza o consumo de álcool, café e soníferos.
Use roupas confortáveis e largas para facilitar o retorno venoso.
Alongue seus pés e exercite suas pernas durante as viagens de avião, carro ou ônibus.
Com esses cuidados, sua saúde vascular estará preservada e você pode garantir seu passeio sem sustos.
Caso tenha dúvidas, é recomendável conversar com seu médico angiologista antes da sua viagem.
E na presença de dores nas pernas acompanhada de inchaço, procure o atendimento médico mais próximo.
Boa viagem!
Muita saúde e até semana que vem.